Gênesis, Livro de
[bíblia]
O título deste livro em hebraico é Bereshith, da primeira palavra “no princípio”. Nosso título vem da LXX e significa “a origem ou fonte” – isto é, do atual sistema dos céus e da Terra como eles existem agora. Gênesis contém todos os grandes princípios do relacionamento de Deus com o homem, até mesmo ao ferir a cabeça de Satanás, e, em figura, a união de Cristo e a Igreja por uma mulher sendo “formada (edificada – hebraico)” de uma costela de Adão e trazida ao homem. A criação é a primeira coisa registrada; tanto a criação original do nada, quanto a ordenação da Terra para o homem. Veja: Criação. O homem à imagem de Deus é criado por último, e tudo é declarado “muito bom”. Veja: Adão.
Uma grande quantidade de trabalho erudito foi perdida na tentativa de explicar o nome de “Deus” em Gênesis 1 e “Senhor Deus” em Gênesis 2, muitas vezes terminando com a conclusão de que Moisés deve ter tido dois ou mais relatos da criação anteriores ao seu – um chamado de Eloista (que usava o nome de Deus) e o outro de Jeovista (que tinha o Senhor Deus), e que ele copiou primeiro um pedaço de um e depois um pedaço do outro. Certamente esta é uma conclusão muito indigna de se chegar a respeito da obra de Deus por Moisés! Em Gênesis 1, é Deus como Criador; mas em Gênesis 2 Ele está em um relacionamento com o homem, e isso evoca o nome do Senhor (como o Senhor foi o nome pelo qual mais tarde foi especialmente conhecido por Israel. Veja Êxodo 6:2-3). A teoria que diz que Moisés copiou de vários documentos, é trabalhada por todo o Pentateuco, e por muitos foi emitido o triste resultado de minar a inspiração da Escritura, e atribuindo ao Senhor, quando Ele fala de Moisés ter escrito a lei, o uso da tradição comum, embora não fosse verdade!
O pecado logo entrou, e o homem, depois de se esconder de Deus, estava sob sentença de morte e foi expulso do Éden para não comer da árvore da vida e viver para sempre em seu pecado. Então, o caminho de aproximação de um pecador a Deus é revelado no sacrifício de Abel, e a cegueira e dureza causadas pelo pecado no sacrifício de Caim. Embora o pecado e a morte reinassem, Deus teve Suas testemunhas em Enoque e Noé: o primeiro produz uma figura do arrebatamento dos santos celestiais, e o último da libertação dos santos terrenais por meio do juízo. Deus fez uma aliança com Noé na nova Terra. Em Babel começou o espírito de independência de Deus. A linguagem foi confundida e as pessoas dispersas. Em Ninrode começou a conquista e o poder real ainda na independência de Deus. Veja: Abel, Caim, Enoque, Noé.
Um novo trato de Deus começa com o chamado de Abraão para deixar seu país e sua parentela. A promessa foi introduzida nele tanto como a sua semente natural em Israel, quanto como bênção a todas as nações por meio de sua Semente – Cristo. Ele é separado para Deus pela circuncisão. Em Abraão e Ló, temos figuras do homem celestial tendo poder sobre o mundo, e o homem de mente terrenal misturando-se com o mundo. Melquisedeque é apresentado como figura do sacerdócio de Cristo no Milênio como o Sacerdote e Rei da “bendição”.
Com respeito a Isaque e Ismael, a escrava e seu filho, figura da carne sob a lei, devem ser expulsos, para que Isaque, o filho da promessa, possa herdar tudo (compare Gl 4:22-31). Mas o filho da promessa deve ser oferecido e recebido de volta como de entre os mortos, então a aliança foi estabelecida figurativamente na ressurreição. Isaque não deve ir para a Mesopotâmia, o país de onde os herdeiros da promessa foram chamados, portanto Abraão enviou seu mordomo para obter uma esposa para seu filho – visto que o Espírito Santo está aqui agora, reunindo uma noiva para Cristo. De Isaque nascem Jacó e Esaú: Jacó obtém suas duas esposas Raquel e Leia, e delas e de suas servas ele gera os cabeças das doze tribos, que devem possuir a terra conforme prometido a Abraão, Isaque e Jacó. Depois de exercícios com Deus, Jacó é chamado de Israel.
Em José, um novo ramo da história começa: ele é odiado por seus irmãos e vendido aos gentios, mas se torna seu salvador – uma figura evidente de Cristo em Seus sofrimentos e Sua glória. José toma uma esposa gentia em sua rejeição, como Cristo toma uma noiva fora de Israel. Jacó abençoa seus doze filhos, morre e é sepultado em Canaã; e José, antes de morrer, tendo certeza de que Deus os visitaria e os tiraria da terra, ordenou que carregassem seus ossos do Egito. Veja: Abraão, Isaque, Jacó, José.