Criação

[geral]

Esta palavra é aplicada principalmente ao ato de trazer à existência coisas que não existiam antes. Isso é expresso em Hebreus 11:3: “aquilo que é visto não toma sua origem de coisas que aparecem” (JND). Isso também se aplica a fazer coisas novas com materiais já existentes, portanto, embora o homem tenha sido “formado” do pó da terra (Gn 2:7), também se diz que ele foi “criado”, a mesma palavra hebraica, bara, sendo usada em Gênesis 1:1 para a criação do mundo, é a que usada em Gênesis 5:1-2, para a criação do homem. A passagem em Hebreus 11 é importante, porque como os homens não têm ideia de como qualquer coisa pode ser trazida à existência do nada, eles falaram da “eternidade da matéria”; a passagem diz que “pela fé entendemos” que os mundos, pela Palavra de Deus, foram feitos de modo que as coisas visíveis não foram feitas daquilo que surge.

As descobertas feitas por geólogos dos vários estratos da Terra, os fósseis neles encontrados, juntamente com o tempo que seria necessário para a formação desses estratos, levantaram um clamor de que a Escritura deve estar incorreta ao dizer que tudo foi feito em sete dias. Isso levou os Cristãos a comparar essas obras de Deus na criação com Suas Palavras na Escritura; e a questão principal se resolveu nisto: onde na Escritura poderiam ser encontrados os muitos milhares de anos que aparentemente eram necessários em circunstâncias normais para a formação dos estratos? Colocando de lado as teorias dos geólogos, os fatos são inegáveis. Existem vários leitos de diferentes substâncias em camadas, que qualquer um pode ver por si mesmo.

Existem duas maneiras pelas quais os Cristãos que estudaram o assunto afirmam que todas as dificuldades foram superadas.

  1. Que um longo intervalo, de tantos milhares de anos quantos fossem necessários para a formação da crosta terrestre, pode ser colocado entre os versículos 1 e 2 de Gênesis 1. Que Gênesis 1:1 se refere à criação original do céu e Terra do nada; que as diferentes camadas foram formadas com os vários objetos que são encontrados nelas como fósseis, ocupando um período muito longo. Então, em Gênesis 1:2, outra condição é encontrada: a Terra de algum modo havia se tornado sem forma e vazia75.

Ela foi então ordenada tendo em vista a criação do homem; e as várias coisas foram arranjadas e formadas nos seis dias, conforme detalhado em Gênesis 1, como agora são encontradas na Terra e sobre ela.

A principal objeção a isso é que, embora tenha havido convulsões, depressões, terremotos, mortes súbitas, como evidenciado pelas contorções de peixes, em alguns dos estratos iniciais, não há nenhuma aparência após as várias camadas terem sido formadas do que seria resposta a Gênesis 1:2, que diz “a Terra era sem forma e vazia”.

  1. A outra teoria é que Gênesis 1:1-2 se refere à formação da Terra como matéria, ou que o versículo 1 se refere à criação da Terra, e que o versículo 2 se refere a ela estar desordenada por alguns meios, como na teoria acima, mas que as várias camadas foram formadas com os fósseis encontrados nelas durante os seis dias registrados em Gênesis 1; e que os dias eram de qualquer duração indefinida necessária. Foi mostrado que as primeiras coisas nomeadas como na Terra foram grama e ervas, e estas sempre são encontradas nos estratos mais baixos; e as outras coisas criadas são encontradas exatamente na mesma ordem para cima a partir dos mais baixos, até que o homem apareça. Estas, em resumo, formam três divisões: plantas nos canteiros mais baixos; répteis no meio; mamíferos nos mais altos, sendo o homem no mais recente. Afirma-se também que nenhuma ruptura foi descoberta, como seria o caso se, após as camadas terem sido formadas, a destruição tivesse ocorrido e uma obra inteiramente nova de criação tivesse começado novamente no que está registrado em Gênesis 1. Muitas das espécies existentes são contemporâneas daquelas que sabemos que deixaram de existir. Afirma-se que o termo “dia” é frequentemente usado por períodos indefinidos de tempo na Escritura e, portanto, pode ser assim em Gênesis 1; que eles se referem a dias de Deus, e não aos dias naturais, visto que se fala “a tarde e a manhã”, antes do Sol que é o que naturalmente causa o entardecer e a manhã. Além disso, não é consistente sustentar que o descanso de Deus no sétimo dia apenas alude a 24 horas76. É verdade que a introdução do pecado prejudicou o descanso de Deus; mas isso não é contemplado ali.

Contra esta teoria é argumentado que as palavras “a tarde e a manhã” são uma descrição muito definida do significado da palavra “dia” para permitir a ideia de períodos indefinidos. Também se afirma que Isaías 45:18 (traduzindo a passagem “não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada”) prova que Deus não criou o mundo em um primeiro momento “sem forma e vazio”. A palavra “criou”77 aqui é a mesma que em Gênesis 1:1; e a palavra “vazia” é a mesma que “sem forma” em Gênesis 1:278. Quanto à correspondência na ordem das coisas criadas, pode-se admitir que se os longos períodos ocorrem entre Gênesis 1:1 e 2, a ordem posterior na criação de seis dias é exatamente a mesma – Deus trabalhando, na mesma ordem em grande escala (eras) e na menor (seis dias de trabalho).

Qualquer uma dessas teorias satisfaz suficientemente a suposta dificuldade e mostra que Deus em Suas obras não conflita com Deus em Sua Palavra, embora Sua Palavra nunca tenha sido destinada a ensinar ciência.

Na criação, lemos que cada ser vivo foi feito “segundo sua espécie”; o homem foi inteiramente separado de todos os outros por Deus, formando-o à Sua imagem e semelhança, e soprando em suas narinas o fôlego da vida, não deixando espaço para a moderna teoria da evolução. Deus, que conhecia perfeitamente tudo o que Ele havia criado, declarou, assim que saíram de Suas mãos, que tudo era muito bom; e quanto mais Suas obras são examinadas, mais perfeição é descoberta em cada detalhe, tanto no plano quanto no propósito, adequando tudo para o lugar que cada um deve ocupar. O pecado entrou e estragou a bela criação de Deus, mas o homem, que foi a causa disso, ousa ignorar a Deus ou culpá-Lo pelas dores e penalidades atribuídas à humanidade caída. O homem em toda parte endossa o pecado de Adão por seus próprios pecados individuais.

 



[75]

N. do A.: Alguns supõem que isso tenha sido obra de Satanás.



[76]

N. do A.: Afirma-se que muito antes de qualquer questão de geologia surgir, havia alguns entre os judeus, como Josefo e Filo, e alguns entre os Cristãos, como Whiston, Des Cartes e De Luc, que acreditavam que os “dias” de Gênesis 1 eram longos períodos.” (“Criação,” Kitto’s Cyclopedia).



[77]

N. do T.: בָּרָאbarra – (H1254)



[78]

N. do T.: תֹּהוּtôhû (H8414).