José
[pessoa]
- Décimo primeiro filho de Jacó e primeiro de Raquel. A interessante história de José é muito conhecida que não precisa ser contada em detalhes, mas deve-se dar atenção aos muitos aspectos em que José era uma figura notável do Senhor Jesus. Ele era o amado de seu pai: isso com as indicações que lhe foram dadas de sua futura posição, destinada a ele por Deus no meio de sua família, despertou a inveja de seus irmãos e resultou em sua venda aos gentios: como o Senhor foi odiado por seus irmãos, os judeus, e vendido por um deles. José foi considerado morto. Ele foi rebaixado, sendo lançado na prisão, sob uma falsa acusação contra ele porque ele não pecaria: seus pés foram presos no tronco, e o ferro entrou em sua alma: em todas essas circunstâncias ele era um prenúncio do Senhor em Sua humilhação.
Na elevação de José ao poder, ele era desconhecido para seus irmãos, como o Senhor em exaltação agora é para Seus irmãos segundo a carne. Durante esse tempo, ele teve uma esposa gentia e filhos e tornou-se “frutífero”: então, enquanto o Senhor é rejeitado pelos judeus, Deus está reunindo das nações um povo para o Seu nome. José governou os gentios, como o Senhor fará. Então, todos os irmãos de José se curvaram a ele, pois no final todas as doze tribos se curvarão ao Senhor. Isso é seguido por todos os descendentes de Jacó sendo colocados em uma parte frutífera do país, enquanto a nação será reunida à terra agradável no Milênio.
A bela e comovente maneira como José tratou seus irmãos será repetida de forma magnificada pelo terno e amoroso tratamento do Senhor com o remanescente de Judá quando vierem falar com Ele sobre as feridas em Suas mãos e prantear a maneira como Ele foi tratado por eles. Eles verão então que, apesar de seu ódio, Ele lançou o fundamento em Sua morte para suas bênçãos futuras.
Quando Jacó profeticamente abençoou Seus filhos, José teve um lugar de destaque (Gn 49:22-26). Ele deveria ser muito frutífero, com ramos correndo por cima do muro: assim, a bênção de Israel por meio de Cristo se estende aos gentios. Ele foi profundamente ofendido, odiado e ferido, assim como o Senhor; mas seu arco permaneceu forte, e dele vinha o Pastor e a Pedra de Israel (dois títulos do Senhor). Então as bênçãos do céu e das profundezas, dos seios e da madre, são multiplicadas na cabeça e na coroa de José, como aquele que foi separado de seus irmãos: tudo prenunciando, embora seja em muito ultrapassado por muitas coroas e a glória no céu e na Terra do verdadeiro Nazireu, agora santificado em glória celestial – o Senhor Jesus. Quanto às bênção de Moisés, compare Deuteronômio 33:13-17. José, quando estava para morrer, teve fé que Deus certamente libertaria Israel do Egito e deu instruções sobre seus ossos (Gn 37-50; Êx 13:19). Sobre o rei egípcio sob o qual se supõe que José viveu, veja: Egito.
- Um dos irmãos do Senhor (Mt 13:55; Mc 6:3).
- Pai de Jigeal, de Issacar (Nm 13:7).
- Filho de Asafe: nomeado para o serviço do canto (1 Cr 25:2, 9).
- Alguém que se casou com uma mulher estranha (Ed 10:42).
- Sacerdote “de Sebanias” que voltou do exílio (Ne 12:14).
- Esposo de Maria, mãe de Jesus. Ele era “um homem justo” (JND) e obediente às instruções que recebeu de Deus quanto à sua esposa e quanto à proteção do menino Jesus. Ele era da casa e linhagem de Davi, sua genealogia sendo dada em Mateus 1 e talvez em Lucas 3. A visita a Jerusalém, quando o Senhor tinha doze anos, é o último incidente registrado dele. Ele era chamado de “carpinteiro” (Mt 13:55), assim como o Senhor também em Marcos 6:3. Era um costume de todos os judeus aprenderem um ofício (Mt 1:16-25, 2:13, 19; Lc 1:27, 2:4-43, 3:23, 4:22; Jo 1:45, 6:42).
- Filho de uma Maria que viu a crucificação (Mt 27:56; Mc 15:40, 47). Veja: Maria, Esposa de Clopas.
- José de Arimateia, um conselheiro honrado e um homem rico. Ele era um discípulo em oculto de Jesus e não consentiu com a ação do Sinédrio ao condenar o Senhor. Ele ousadamente pediu o corpo de Jesus e colocou-O em seu próprio túmulo, cumprindo assim Isaías 53:9 (Mt 27:57, 59; Mc 15:43; Lc 23:50; Jo 19:38).
- Três na genealogia do Senhor Jesus: filho de Matatias; filho de Jodá; e filho de Jonã (Lc 3:24, 26, 30).
- Discípulo, também denominado Barsabás, de sobrenome Justo, que, com Matias, foi escolhido como apto para ocupar o lugar de Judas, mas a sorte recaiu sobre Matias (At 1:23).
- Levita de Chipre, também chamado Barnabé, “filho da consolação”, que vendeu sua terra e depositou o preço aos pés dos apóstolos (At 4:36). Veja: Barnabé.