Enoque [pessoa]
[pessoa]
- Filho mais velho de Caim (Gn 4:17-18).
- Filho de Jarede e pai de Metusalém. Dele se diz que “andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para Si o tomou”; e também que pela fé ele foi trasladado, e que antes de seu traslado ele tinha o testemunho de que agradara a Deus. Um exemplo brilhante naqueles primeiros dias de como pela graça um homem pode ter comunhão com Deus, e assim agradar a Deus, e se tornar consciente disso, desfrutando assim da luz de Seu semblante ao caminhar com Ele em um mundo pecaminoso. Enoque foi levado para o céu sem morrer, como os santos vivos também serão na vinda do Senhor Jesus (Gn 5:18-24; Lc 3:37; Hb 11:5; Jd 14).
Em Judas é citada uma profecia de Enoque que não é encontrada no Velho Testamento. Como Judas escreveu sob inspiração de Deus, isso poderia ter sido revelado a ele, como muitas outras coisas na Escritura foram, e que não poderiam ser conhecidas de nenhuma outra forma; ou ele pode ter sido inspirado a registrar o que foi transmitido oralmente. Existe um livro apócrifo chamado O Livro de Enoque, o qual alguns acreditam que é o citado por Judas, embora não seja inspirado. Mas não há evidências de que o livro já existia. O livro refere-se ao Messias como “Filho de Deus”, o que foi entendido como provando conclusivamente que foi escrito na era Cristã. A passagem, no livro de Enoque, falando de Cristo executando juízo, é redigida assim: “Eis que Ele vem com dez mil de seus santos, para executar juízo sobre eles, e destruir os ímpios e reprovar todos os carnais, por tudo que os pecadores e ímpios fizeram e cometeram contra Ele”. O viajante Bruce, em seu retorno do Egito em 1773 d.C. trouxe três MSS de todo o livro em Etíope. Em 1821, foi traduzido para o inglês. O livro pretende ser uma série de revelações feitas a Enoque e Noé.
- Filho de Midiã e neto de Abraão e Quetura (Gn 25:4; 1 Cr 1:33).
- O filho mais velho de Rúben e fundador dos enoquitas (Gn 46:9; Êx 6:14; Nm 26:5; 1 Cr 5:3).