Imagem
[geral]
Além das muitas referências a imagens esculpidas e fundidas ligadas à idolatria, que a lei estritamente proibia os israelitas de fazer, a palavra é usada em várias conexões importantes: por exemplo, Deus disse: “Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; e domine... E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou” (Gn 1:26-27, 5:1, 9:6). A palavra traduzida como “imagem” é tselem, que é a mesma usada para imagens idólatras e para a grande imagem de Daniel (Dn 2).
Naturalmente, poderia ter sido pensado que o homem em sua queda teria deixado de ser à imagem e semelhança de Deus, mas não é assim representado na Escritura. Ao falar do homem como cabeça da mulher, diz que ele não deve cobrir a cabeça, visto que “ele é a imagem e glória de Deus” (1 Co 11:7). Novamente, em Tiago 3:9, encontramos “feito à semelhança [imagem – TB], (ὁμοίωσις – homoiōsis) de Deus”. Em que aspecto o homem é a imagem e semelhança de Deus pode não ser totalmente apreendido, mas é pelo menos óbvio que uma imagem é uma representação. O Senhor, quando Lhe foi mostrado um dinheiro (denário – ARA), perguntou “de quem é esta imagem?” (AIBB) Eles disseram: de César. A moeda pode não ter sido bem cunhada e, portanto, não ser uma semelhança. Também pode ter sido muito maltratada, como muitas vezes o dinheiro é, mas isso não teria interferido no fato de ser a imagem de César: representava a ele e a mais ninguém. Assim, o homem, como cabeça dos seres criados em relação à Terra, representa Deus: a ele foi dado domínio sobre todos os seres vivos que se movem sobre a Terra, no mar e no ar. Isso, é claro, estava em sujeição a Deus e, portanto, o homem era à Sua imagem.
Isso é visto com perfeição no Segundo Homem, que na ressurreição suplantou Adão, que era, neste sentido, uma figura de Cristo (Rm 5:14). O homem pode ser uma imagem danificada e manchada de seu Criador, mas isso não afeta a questão de ele ter sido feito à imagem de Deus.
A semelhança vai mais longe; mas não havia no homem certa semelhança moral e mental com Deus? Ele não apenas representa Deus na Terra, mas, como alguém disse, ele pensa pelos outros, se refere e se deleita no que Deus operou na criação e no que é bom, tendo seu lugar moral entre aqueles que o fazem. A semelhança, infelizmente, pode estar muito manchada; mas as características estão lá: como reflexo, deleite, amor ao bem e à beleza; nenhum dos quais é encontrado em um mero animal. Com Cristo, tudo é naturalmente perfeito: como homem, Ele é “a imagem de Deus”; “A imagem do Deus invisível” (2 Co 4:4; Cl 1:15). Veja: Idolatria, Imagens Esculpidas, Imagens de Esculturas, Pinturas Desejáveis. Veja: Apêndice nº 16.