Ester
[pessoa]
Nome persa de Hadassa, filha de Abiail, filho de Simei, filho de Quis, benjamita. Por ser órfã, ela foi criada por seu primo Mardoqueu. Ela era bela de parecer, e formosa à vista e foi considerada adequada para ser apresentada ao rei. Deus concedeu a ela favor aos olhos da casa real, e também fez com que o rei a escolhesse para sua rainha, embora ela fosse uma cativa. O rei chama-se Assuero, mas supõe-se que tenha sido o Xerxes da história.
Mardoqueu, recusando-se a se curvar a Hamã, o agagita, despertou a ira deste, que obteve um decreto para a destruição, em certo dia, de todos os judeus do império. Ester foi então encarregada por Mardoqueu de implorar ao rei pela libertação dos judeus. Ela, portanto, chamou todos os judeus em Susã para jejuarem com ela três dias e três noites, dizendo que ela iria ao rei sem ser convidada, e se ela morresse, morreria. Deus deu a ela favor aos olhos do rei e ele estendeu o cetro para ela. Num banquete, ela disse ao rei que Hamã havia vendido a ela e a seu povo. O rei ficou furioso, e sendo informado neste momento da forca em que Hamã pretendia enforcar Mardoqueu (que tinha sido o meio de salvar a vida do rei), ordens foram imediatamente dadas para enforcar Hamã nessa forca. Ester novamente teve que arriscar sua vida ao comparecer ao rei sem ser convidada; mas novamente o rei a recebeu graciosamente e deu-lhe a autoridade desejada para resgatar os judeus de sua ameaça de calamidade: eles foram autorizados a se defender quando atacados por seus inimigos.
Por uma providência notável, o rei não conseguindo dormir uma noite, pediu que lhe fosse lido o livro das memórias das crônicas e Mardoqueu foi favorecido, e agora ele foi exaltado para ocupar o cargo de Hamã. Isso deu aos judeus grande vantagem, pois todos os governantes provinciais temiam Mardoqueu. Quando chegou o dia marcado, em vez de os judeus serem destruídos, eles puderam, não apenas se defender, mas se vingar de seus inimigos, terminando com um dia de banquete e de alegria. Os dias da libertação foram designados por Ester e Mardoqueu como um festival anual. Veja: Livro de Ester, Mardoqueu.