Síria

[cidade]

Na Escritura, esse nome significa principalmente o distrito situado ao norte e nordeste da Palestina, cujos habitantes eram sírios. Se “desde Dã até Berseba” forem tomadas como limites da Palestina, isso deixa para a Síria um distrito bastante grande ao norte, além de se estender também até o Eufrates ao leste. Para as subdivisões da Síria mencionadas na Escritura, veja: Arã.

Existem poucas referências aos sírios na primeira parte da Escritura. Em conexão com Rebeca, esposa de Isaque, Labão (neto de Naor, irmão de Abraão) “o sírio” (TB) é apresentado (Gn 25:20, 28:5 “o arameu”, 31:20, 24 “o sírio” – JND); e um israelita, ao apresentar sua cesta de primícias, era instruído a confessar perante o Senhor: “Siro miserável [prestes a perecer – ARA] foi meu pai”, seguido por uma repetição do que Deus havia feito pelos descendentes de Jacó, e como Ele os havia trazido para a terra prometida (Dt 26:5). A única referência ao nome no Novo Testamento está em Lucas 4:27, onde se afirma que havia muitos leprosos em Israel nos dias de Eliseu, mas nenhum foi curado, exceto Naamã, o siro.

Damasco era a capital da parte da Síria que frequentemente estava em conflito com Israel. Foi conquistada no reinado de Davi e estava sujeita a Salomão; mas depois da divisão do reino, ela se revoltou e foi novamente hostil a Israel. Tornou-se fundida nos impérios assírio e babilônico. Depois disso, passou para os persas e depois foi submetida a Alexandre o grande. Com sua morte, ficou sob o poder de Seleuco Nicátor, que construiu Antioquia e fez dela sua capital. Por muitos anos seus sucessores contenderam com os Ptolomeus pela possessão da Palestina. Veja: Antíoco. Em 63 a.C., a Síria foi conquistada por Pompeu e a Palestina ficou sujeita a Roma. Após o declínio de Roma, a Síria e a Palestina tiveram muitos senhores diferentes e acabaram caindo nas mãos dos turcos, que ainda são seus donos.

O único governador da Síria mencionado no Novo Testamento é Cirênio (Lc 2:2). A Palestina foi dividida em sub-províncias após a morte de Herodes. O Senhor em Suas viagens visitou algumas das fronteiras da Síria, e Sua fama se espalhou por toda a Síria (Mt 4:24). Depois Antioquia se tornou uma espécie de estação central de onde o evangelho foi levado aos gentios, Paulo viajou pela Síria e Cilícia confirmando as igrejas (At 15:23, 41).

Veremos que as características físicas da Síria Ocidental e da Palestina são muito semelhantes – seus contornos naturais, de fato, são os mesmos.