Arã [lugar]

[lugar]

Este é o nome de um grande distrito situado ao norte da Arábia, a nordeste da Palestina, a leste da Fenícia, ao sul da cordilheira de Tauro e a oeste do Tigre. Em geral, supõe-se que o nome aponta para o distrito como “Terras Altas”, embora possa ser de Arã, o filho de Sem, como acima. A palavra ocorre uma vez não traduzida em Números 23:7, como “Arã” simplesmente, de onde Balaão foi trazido, “das montanhas do Oriente”; mas é traduzida principalmente como Síria ou Sírio. Portanto, temos:

  1. אֲרָם דַּמֶּשֶׂק ‘ărâm dammeśeq (2 Sm 8:5), traduzida como “Sírios de Damasco”, abrangendo as terras altas de Damasco, incluindo a cidade.
  2. מַעֲכָה אֲרָם ‘ărâm ma’ăkâh (1 Cr 19:6), traduzida como “Síria de Maaca”, um distrito ao oriente de Argobe e Basã.
  3. אֲרָם בֵּית רְחוֹב ‘ărâm bêyth rechôb (2 Sm 10:6), traduzida como “síros de Bete-Reobe” (compare Jz 18:28), um distrito no norte, perto de Dã.
  4. צוֹבָא צוֹבָא – ‘ărâm tsôbâ’ (2 Sm 10:6, 8), traduzida como “siros de Zobá”, um distrito entre Hamate e Damasco, mas não definitivamente reconhecido.
  5. אֲרַם נַהֲרַיִם – ‘ăram nahărayim significa “Arã dos dois rios” (Gn 24:10; Dt 23:4; Jz 3:8; 1 Cr 19:6), traduzida como “Mesopotâmia”. Os dois rios são o Eufrates e o Tigre. O distrito seria o planalto de onde os rios fluem para a planície, e o distrito entre os dois rios sem se estender até o extremo sul.