Alma, Espírito

[geral]

O homem é composto de alma e corpo, embora em certos casos o termo “espírito” seja adicionado. Tanto a alma quanto o espírito são colocados em contraste com o corpo, significando a parte incorpórea do homem; mas há uma distinção entre alma e espírito. A alma é frequentemente empregada para expressar a parte moral imortal do ser humano, e às vezes é usada para significar a pessoa; como “todas as almas que vieram com Jacó ao Egito” (Gn 46:26); “oito almas” foram salvas na arca (1 Pe 3:20). “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18:4, 20).

A palavra hebraica comumente traduzida como “alma” é nephesh: em muitos casos, é traduzida como “vida”, como em Jonas 1:14: “Não pereçamos por causa da vida deste homem”, ou por causa da sua alma. No Novo Testamento, a palavra ψυχήpsuchē significa “vida” e “alma”: “aquele que quiser salvar sua ‘vida’, perdê-la-á; e quem perder sua ‘vida’ por amor de Mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua ‘alma’? ou o que um homem dará em troca de sua ‘alma’?” (Mt 16:25-26).

Distinta do espírito, a alma é a sede dos apetites e desejos. O homem rico disse: “Direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga” (Lc 12:19). Naquela noite, sua “alma” foi exigida dele. A salvação da alma não pode ser distinguida da salvação da pessoa.

O espírito é distintamente a parte superior do homem, ele marca a individualidade consciente e, portanto, distingue o homem da criação inferior. Deus soprou nas narinas do homem o fôlego da vida, e assim o homem foi colocado em relação com Deus, e não pode ser realmente feliz separado d’Ele, seja na existência presente ou eternamente. As palavras hebraica e grega são ruach e πνεῦμαpneuma, e são as mesmas constantemente usadas para o Espírito de Deus, o Espírito Santo, e para os anjos como espíritos e para os espíritos malignos.

A Palavra de Deus é cortante (ARA) e capaz de dividir a alma e o espírito de um homem, embora possa não ser fácil para a mente humana perceber essa divisão. O apóstolo orou pelos tessalonicenses para que o espírito (que provavelmente é visto como a sede da obra de Deus), bem como a alma e o corpo, fossem santificados (1 Ts 5:23). Na Epístola aos Hebreus, lemos sobre os “espíritos” dos justos aperfeiçoados: o lugar deles é com Deus por meio da redenção. Aqui, “espíritos” aparentemente significa as pessoas separadas de seu corpo.

O Espírito Santo dado ao Cristão é nele a fonte de vida em Cristo e ele é exortado a orar com o espírito, cantar com o espírito, andar no Espírito, de modo que em alguns casos é difícil distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do Cristão. Veja: Apêndice nº 23.