Filho

[geral]

Além da aplicação deste termo à nascimento natural, ele é usado metaforicamente na Escritura. A denominação “filho” implica “semelhança”. O termo é empregado assim para indicar semelhança moral, como de um filho para com um pai, portanto, “filho de belial” (1 Sm 25:17); “filho (υἱός – uihos) do diabo” (At 13:10); “filhos da desobediência” (Ef 5:6; Cl 3:6): também “filhos da luz” e “filhos do dia” (1 Ts 5:5). Também é usado para significar semelhança física: homens fortes são “filhos da força” (2 Rs 2:16, margem da KJV).

No caso dos Cristãos a ideia de filiação difere um pouco daquela de ser “crianças”. O pensamento de “crianças” está mais relacionado a um nascimento que provém de Deus. “Agora somos filhos (τέκνονteknon) de Deus” (1 Jo 3:2). “Filhos” expressa a altura da vocação ou chamado de Deus e se refere apropriadamente ao céu e à glória. Implica entrar de forma inteligente no propósito de Deus. Deus está trazendo muitos filhos à glória (Hb 2:10). Os Cristãos são representados como sendo crianças e filhos de Deus117. A distinção entre essas duas palavras nem sempre é mantida claramente. Em Rm 9:26-27; 2 Co 3:7, 13; Gl 3:7, 26; Ef 2:2, 5:6; Cl 3:6; 1 Ts 5:5; Hb 11:22, Hb 12:5; Ap 2:14, 7:4, 12:5, 21:12 (e muitas vezes nos evangelhos e nos Atos) “filhos” (υἱός – uihos) deveria ser lido em vez de “crianças”. Por outro lado, em João 1:12; 1 Co 4:14, 17; Fp 2:15, 22; 1 Tm 1:2, 18; 2 Tm 1:2, 2:1; Tt 1:4; Fm 1:10; 1 Jo 3:1-2, “crianças” (τέκνονteknon) deveria ser lido em vez de “filhos”. Ambas as palavras são empregadas nas epístolas de Paulo, mas “τέκνον” (teknon) apenas, no que diz respeito aos crentes, nos escritos de João, exceto Apocalipse 21:7. Veja: Filhos de Deus, Crianças, Bar.

 



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N. do T.: É de vital importância perceber a grande diferença entre os termos “nascido de Deus” (“uihos” em grego) e “filho de Deus” (“teknon”), como revelados no Novo Testamento, pois nos capacita a desfrutar de que não apenas somos nascidos na família de Deus pelo Seu ato soberano ao nos conceder vida divina – a qual todos em Sua família têm – mas quão distinguidos Deus nos quis tornar em Sua família ao nos trazer à posição de “filhos de Deus”, na própria aceitação que Cristo mesmo tem diante de Deus. Nessa posição temos relacionamento, entendimento e comunhão que nenhum outro “nascido de Deus” desfruta. A expressão “Aba Pai” foi apenas revelada no Novo Testamento e somente pronunciada pelos “filhos de Deus”, pois receberam o “espírito de adoção” (Rm 8:15; Gl 4:6).