Filho do Homem, O

[geral]

O Senhor falava constantemente de Si mesmo como “o Filho do Homem”, um título que O conectava com o governo universal, e não simplesmente com Israel, especialmente em vista de Seus sofrimentos, ressurreição e reino. Embora andando pela Terra, Ele poderia dizer: “O Filho do Homem que está no céu” (Jo 3:13). Ele, embora Deus, tornou-Se verdadeiramente Homem: Ele podia estar cansado e faminto e dormir. Ele orou como Alguém dependente de Deus; foi abandonado por Deus e morreu. No entanto, Ele era o Justo – de uma outra ordem moral diversa de todos os outros homens: o Segundo Homem – vindo do céu (1 Co 15:47).

De acordo com Hebreus 2, Cristo Se tornou o Filho do Homem para:

  1. “provar a morte por todas as coisas” (v. 9 – JND)
  2. anular “o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (v. 14);
  3. “para fazer propiciação pelos pecados do povo” (v. 17 – JND); e
  4. poder “socorrer aos que são tentados”.

Ele é estabelecido como Filho do Homem sobre todas as obras das mãos de Deus, herdeiro de todas as coisas, de acordo com os conselhos de Deus; Ele reinará até que todos os inimigos estejam sob Seus pés e será aclamado como “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. O Senhor disse: “O Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos” (Mt 16:27). Nesse ínterim, não encontramos esse título usado nas epístolas e no Apocalipse, exceto em Hebreus 2:6, uma citação do Salmo 8, que fala de Seu domínio universal; e em Apocalipse 1:13 e 14:14, Ele está pronto para o julgamento. Veja: Jesus, o Senhor.