Esdras, Livro de
[bíblia]
Este é um livro histórico que segue o segundo livro de Crônicas. Os dois últimos versículos de Crônicas são quase palavra por palavra, iguais ao início de Esdras. Deus encarregou Ciro de construir para Ele uma casa em Jerusalém. Uma proclamação foi feita pelo rei, e o Espírito de Deus animou o povo a ir, resultando no retorno de quase 50.000 à Jerusalém. O rei restituiu dos vasos sagrados, dos quais havia 5.400. Zorobabel foi o líder na empreitada: seu nome persa ou caldeu era Sesbazar.
Esdras 3. O altar foi erguido e sacrifícios oferecidos; mas o alicerce do templo só foi lançado no ano seguinte. Naquela ocasião, alguns dos homens idosos que viram a magnificência da antiga casa choraram enquanto outros levantaram sua voz com júbilo porque o templo estava sendo construído.
Esdras 4. Alguns pediram para ter comunhão na construção: eles se chamavam de “adoradores”, mas Deus os chamava de “adversários”. A recusa dos líderes em aceitar sua ajuda despertou seu ódio e oposição. Aparentemente, os judeus, perdendo fé em Deus e sendo perseguidos por seus inimigos, negligenciaram a construção do templo antes de serem impedidos pela autoridade. A oposição estendeu-se desde os dias de Ciro até o reinado de Dario (Ed 4:5). Dois reis intervieram entre Ciro e Dario. Assuero (Cambises) sucedeu Ciro. Uma carta foi escrita para ele (Ed 4:6), mas nenhuma resposta foi registrada. Outra foi enviada a Artaxerxes (Pseudo-Esmérdis), e a carta e a resposta são registradas. Uma dificuldade é apresentada nestas, que apenas a cidade é mencionada, e nada se diz do templo. Aparentemente, isso foi um ardil do inimigo (embora Ageu 1 mostre que os judeus estavam construindo suas casas), pois imediatamente a resposta foi obtida, a construção do templo foi interrompida, agora por autoridade (Ed 4:23-24, 4:6-23 são um parêntese).
Esdras 5-6. As profecias de Ageu e Zacarias aparecem aqui. Os judeus foram acusados de dizer “não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada”, ao passo que eles estavam construindo suas próprias casas. Sua fé havia falhado; mas agora reviveu e eles recomeçaram a construir sem permissão; e quando questionados sobre quem lhes ordenou que construíssem a casa do Senhor, eles corajosamente responderam: “Somos servos do Deus do céus”. A confiança deles agora estava em Deus, e Ele os abençoou. Dario sendo apelado, os registros foram revistados e o decreto de Ciro foi encontrado. Dario ordenou a seus governantes na Palestina não apenas que deixassem o trabalho da casa em paz, mas que ajudassem, contribuindo para as despesas com as receitas do rei. Ele até pediu oração por si mesmo e seus filhos. Assim, por meio dos profetas Ageu e Zacarias, sob a direção de Deus, a casa foi construída e dedicada; a Páscoa e a festa dos Pães Asmos foram celebradas com alegria; pois “o Senhor os tinha alegrado”.
Esdras 7-8. Há uma longa pausa, historicamente, de cerca de 60 anos, entre Esdras 6 e 7, período ao qual pertence o Livro de Ester se a opinião geral estiver correta de que o Assuero de Ester foi o rei Xerxes. Esdras 7 registra o que ocorreu no reinado de Artaxerxes Longímano, e aqui Esdras, “escriba hábil na Lei de Moisés” aparece pela primeira vez, e é o agente de bênção de Deus: ele é mencionado em outro lugar como sacerdote e escriba. Esdras fez um pedido ao rei, e Deus trabalhou de tal maneira em seu coração que ele atendeu a tudo o que lhe foi pedido, e ele mesmo foi liberal em dar ouro e prata para o serviço do templo. O rei também escreveu uma carta, declarando qual era sua vontade e que seus tesoureiros na terra deveriam ajudar Esdras. Em seguida, segue uma lista dos chefes que subiram da Babilônia com Esdras, e os pesos do ouro e da prata que eles carregaram com eles. Eles tinham que cruzar o deserto e, tendo falado ao rei sobre o poder e a bondade de Deus, não pediriam uma escolta ao rei. A boa mão de Deus estava sobre eles e todos chegaram em segurança.
Esdras 9-10. Esdras sofreu profundamente ao descobrir que muitos dos sacerdotes e príncipes haviam se casado com esposas “estranhas”. É fornecida uma lista de muitos daqueles que assim transgrediram. Eles concordaram em confessar seus pecados e se separar de suas esposas pagãs e dos filhos nascidos delas.
O livro de Esdras está ocupado com a casa de Deus, enquanto Neemias está relacionado à cidade de Deus – Jerusalém. Ambos os livros podem ser considerados como um, como são considerados pelos judeus, e permanecem como o último dos livros históricos. Eles prenunciam como Deus no futuro fará com que os reis gentios favoreçam Israel e deem de suas riquezas a eles. Para uma lista dos reis mencionados, veja: Pérsia.