DEUS

[geral]

Os nomes pelos quais Deus Se dá a conhecer são vários.

  1. El, “o forte ou poderoso”. É frequentemente usado como nome de Deus, especialmente em Jó e nos Salmos (Jó 5:8; Sl 22:1, etc.); e do Senhor Jesus em Isaías 9:6. Também é usado para os falsos deuses (Sl 81:9; Dn 11:36); e é traduzido como “poderoso” (Sl 29:1, 82:1).
  2. Eloá (Elá em caldeu), Elohim. Os nomes mais comumente usados para Deus, o Criador, Aquele com Quem o homem tem que tratar – a Divindade suprema (Gn 1:1-31). (Percorrendo todo o Velho Testamento até Malaquias 3:18). Essas palavras também se aplicam aos representantes de Deus, como anjos e juízes (Êx 22:28; Sl 82:6); e também para falsos deuses (Lv 19:4). Elohim (que é plural, chamado de plural de majestade ou excelência) é a palavra de ocorrência mais frequente. Quando é usado distintamente para o único Deus verdadeiro, o artigo é frequentemente adicionado.
  3. Jeová. Este é um nome de relacionamento com os homens, principalmente com Israel, usado por Deus no tempo. É derivado de havah, “existir”, e pode ser expandido para “Quem é, Quem era e Quem há de vir”. Deus, portanto, Se revela no tempo como o Sempre-Existente: isto é, em Si mesmo eternamente, Ele é sempre o mesmo (compare Hb 1:12). O “relacionamento” acima pode ser visto na mudança de Elohim, o Criador, em Gênesis 1, para Jeová Elohim em Gênesis 2, quando o homem foi colocado em um relacionamento com Deus. Novamente em Gênesis 7:16, Elohim ordenou a Noé que fizesse a arca, mas Jeová fechou Noé dentro dela. Infelizmente, o nome Jeová raramente é empregado na maioria das versões. Geralmente é representado por SENHOR (às vezes DEUS) impresso em letras maiúsculas96. Há uma contração de Jeová em Jah, também traduzida na maioria das traduções como SENHOR, exceto no Salmo 68:4, onde Israel é exortado a cantar a Deus, e “pois o Seu nome é Já” (AIBB). Jah significa a supremacia absoluta d’Aquele que existe por Si mesmo; ao passo que Jeová era o nome dado a conhecer a Israel, e com o Qual eles podiam contar. “Deus disse a Moisés: EU SOU O QUE SOU” (Êx 3:14), onde a palavra é Ehyeh, que vem da mesma raiz de Jeová, o Eterno Existente; Ele que era, que é, e Aquele que virá.
  4. Shaddai, “o Todo-Poderoso”, é outro nome de Deus, e frequentemente assim traduzido, especialmente em Jó, sem qualquer outro nome anexado (Jó 6:4, 14; Sl 68:14 – “Onipotente”, etc.). Às vezes é associado a uma das palavras acima, e era o nome pelo qual Ele era especialmente conhecido pelos Patriarcas, como El Shaddai, “Deus Todo-Poderoso” (Êx 6:3): passagem que não significa que os Patriarcas não tinham ouvido falar do nome de Jeová, mas que não era o nome especial para eles.
  5. Elyon, “o Altíssimo”, é outro nome de Deus, que permanece sozinho, como em Deuteronômio 32:8 e 2 Samuel 22:14; e em Daniel 4:17-34 (de Ilay, uma palavra semelhante); ou aparece com uma das palavras acima adicionadas e é então “o Deus Altíssimo” (Gn 14:20); ou “o Senhor Altíssimo” (Sl 7:17). Não se limita a Israel, pois Ele é “o Altíssimo sobre toda a Terra” (Sl 83:18).
  6. Adon e Adonai, e o plural Adonim, são todos traduzidos como “Senhor”; eles ocorrem com frequência e são encontrados em alguns dos seguintes compostos:
  • Adon Jeová (Êx 23:17), o “Senhor Deus” (ARA).
  • Adon Jeová Elohim (Is 51:22), o “teu Senhor, JEOVÁ, e teu Deus”.
  • Adon Jeová Sabaoth (Is 19:4), “o Senhor, o SENHOR dos exércitos”.
  • Adonai Elohim (Sl 86:12), o “Senhor meu Deus” (compare Dn 9:3, 9, 15).
  • Adonai Jeová (Dt 9:26), o “Senhor DEUS” (ocorre frequentemente).
  • Adonai Jeová Sabaoth (Jr 2:19), o “Senhor JEOVÁ dos exércitos”.
  • El Elohim (Gn 33:20), El-elohe (Israel); “Deus, o Deus de Israel” (Gn 46:3), El Elohim ab; “Deus, o Deus de teu pai”.
  • El Elohim Jeová (Js 22:22), o “Senhor Deus dos deuses”.
  • El Shaddai (Gn 28:3, etc.), o “Deus Todo-Poderoso”.
  • Jah Jeová (Is 26:4), o “SENHOR Deus”.
  • Jeová Adon (Ne 10:29), o “SENHOR, nosso Senhor”.
  • Jeová Adonai (Sl 68:20), o “JEOVÁ, o Senhor”.
  • Jeová El (Sl 31:5), o “SENHOR Deus”.
  • Jeová Elohim (Gn 9:26, etc.), o “SENHOR Deus”.
  • Jeová Elohim Sabaoth Adonai (Am 5:16), o “SENHOR, Deus dos exércitos, o Senhor”.
  • Jeová Jeová El (Êx 34:6), o “JEOVÁ, o SENHOR Deus”.
  • Jeová Sabaoth (Jr 46:18), o “SENHOR dos Exércitos”.
  • Jeová Sabaoth Elohim (Jr 27:4, etc.), o “SENHOR dos exércitos, o Deus” (de Israel).

Para títulos em combinação com Jeová, veja: Jeová.

A verdadeira pronúncia da palavra Jeová é declarada perdida: os judeus, ao lerem o Velho Testamento, nunca a pronunciam (de uma interpretação forçada de Levítico 24:16), mas dizem, “o nome”, “o grande e terrível nome”, etc.

No Novo Testamento, a palavra Θεός – Theos é constantemente traduzida como Deus; e Κύριος – Kurios é a palavra comumente traduzida como Senhor. No Velho Testamento, “Senhor” é usado pela LXX como a tradução de Jeová, então, no Novo Testamento, muitas vezes representa Jeová, e, portanto, é escrito na maioria das vezes, senão sempre, sem o artigo, como em Mateus 1:20, 22, 24 (JND). O Senhor também é chamado de “Todo-Poderoso” (Ap 1:8, etc.); e existem alguns nomes compostos como no Velho Testamento:

  • “Deus Todo-Poderoso” (Ap 16:14, 19:15).
  • “Senhor Todo-Poderoso” (2 Co 6:18).
  • “Senhor Deus Todo-Poderoso” (Ap 4:8, 11:17, 15:3, 16:7, 21:22).
  • “Senhor dos Exércitos” (Rm 9:29; Tg 5:4).

O nome característico de Deus no Novo Testamento no relacionamento com Seus santos é o de PAI: foi usado antecipadamente no relacionamento do Senhor com Seus discípulos, mas se tornou uma realidade após Sua ressurreição, quando Ele enviou a mensagem: “Subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus” (Jo 20:17).

A TRINDADE. Em referência a este termo, o Pai é Deus (Fp 2:11; 1 Ts 1:1, etc.). O Senhor Jesus é Deus (Is 9:6; Mt 1:23; Jo 1:1; Rm 9:5; Fp 2:6; Cl 2:9; 1 Tm 3:16 (“Deus Se manifestou em carne” – JND); Hb 1:8). O Espírito Santo é Deus: “o Espírito de Deus Se movia sobre as águas” (Gn 1:2). Ananias mentiu para “o Espírito Santo”, “mentiste... a Deus”; e Safira para o “Espírito do Senhor” (At 5:3-4, 9); “Espírito de Deus” (1 Co 2:11, 3:16, etc.). Que há três Pessoas Divinas (se assim podemos dizer) está claro na Escritura. O Pai enviou o Filho e Ele veio à Terra. O Pai enviou o Espírito Santo, e o Senhor Jesus enviou o Espírito Santo, e Ele veio do céu. Ele é uma Pessoa Divina, do que existem muitas provas (veja: Espírito Santo). Só existe um Deus.

A Escritura revela o que Deus é em Si mesmo, “Deus é amor” (usado de forma absoluta – 1 Jo 4:8); e “Deus é luz” (usado relativamente, em oposição às trevas – 1 Jo 1:5); e Cristo é a expressão de ambos em o Homem. Os principais atributos e características de Deus revelados na Escritura são:

  1. Sua eternidade (Hc 1:12; Rm 1:20).
  2. Invisibilidade (Cl 1:15).
  3. Imortalidade (Sl 90:2; 1 Tm 1:17).
  4. Onipotência (Jó 24:1; Mt 19:26; Único Soberano 1 Tm 6:15 – ARA).
  5. Onipresença (Sl 139:7-10; Jr 23:23-24).
  6. Onisciência (1 Cr 28:9; Is 42:8-9; Rm 8:29-30; Hb 4:13).
  7. Incorruptibilidade (Rm 1:23; Tg 1:13).
  8. Imutabilidade (Ml 3:6; Tg 1:17).
  9. Sabedoria (Sl 104:24; Rm 11:33-36).
  10. Santidade (Sl 47:8, 99:3, 5; Ap 4:8).
  11. Justiça (Sl 89:14; 2 Tm 4:8).
  12. Graça e misericórdia (Sl 136 – ARA; 2 Co 1:3; Ef 2:4).
  13. Longanimidade (Êx 34:6; Rm 9:22).
  14. Fidelidade (Sl 36:5; Hb 10:23).

O eterno poder de Deus e Sua divindade podem ser conhecidos na criação (Rm 1:20); mas Ele revelou a Si mesmo na Pessoa de Cristo, o Filho, a Palavra eterna. Deus também Se agradou em revelar-Se em Sua Palavra escrita. Seus propósitos, Seus caminhos e o que Ele fez pelo homem pecador exigem reverência, honra e adoração universais.

 



[96]

N. do A.: Em quatro lugares, a versão King James preservou o nome Jeová, a saber, Êx 6:3; Sl 83:18; Is 12:2, 26:4.