ESPÍRITO SANTO

[geral]

A terceira Pessoa da Trindade, conforme visto na instituição do batismo (Mt 28:19). O Espírito Se movia sobre a superfície das águas na criação (Gn 1:2); e Ele encontrou certas pessoas no Velho Testamento para cumprir os propósitos de Deus. Davi pediu que o Espírito Santo não fosse tirado dele (Sl 51:11107); que está em contraste com a habitação do Espírito Santo nos Cristãos, pois Ele habita com eles. É pela operação do Espírito que eles nascem de novo, e Ele é o selo da sua fé em Cristo e o penhor da sua herança (Jo 3:5; Ef 1:13-14) Ele é o Consolador ou Advogado (παράκήτοσ – paraklētos, aquele que administra seus negócios) na Terra, assim como é Cristo no céu (Jo 14:16, 26).

Embora o Espírito Santo influenciou e veio sobre os santos do Velho Testamento, Ele não veio pessoalmente até Cristo haver ascendido (Jo 16:7). Muitas passagens provam Sua Personalidade – uma questão de grande importância, frequentemente perdida de vista por aqueles que constantemente falam d’Ele como uma influência. Ananias mentiu para o Espírito Santo (At 5:3). Disse o Espírito Santo: Apartai-Me a Barnabé e Saulo” (Atos 13:2). “Repartindo... como (Ele) quer” (1 Co 12:11). O Espírito Santo dirigiu o trabalho de Paulo e de seus companheiros (At 16:6-7), e o Senhor Jesus expulsou demônios pelo Espírito de Deus (Mt 12:28).

Sua presença e operações aqui são alguns dos frutos da exaltação de Cristo. Ele forma Cristo no crente. Ele também é o poder da vida e o poder para o testemunho. Habitando os santos individualmente, Ele os forma coletivamente em um corpo, eles também são edificados juntamente para a habitação de Deus por meio do Espírito (1 Co 3:16; Ef 2:22).

Ser habitado pelo Espírito Santo é um imenso favor, pois Ele é uma Pessoa divina: qualquer pessoa assim habitada não está na carne, mas no Espírito. Ele é o Espírito de filiação e por Ele o crente clama, Aba Pai. Os Cristãos são exortados a serem guiados por Ele, e a não extinguir nem a entristecer aquele Santo. Nossa responsabilidade é “andar em Espírito” (Gl 5:16).

Sua presença na Terra é uma demonstração ao mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8-11).

 



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N. do T.: A tradução de J. N. Darby traz “não retires o espírito de Tua santidade de mim”. A palavra é qôdesh e é traduzida “santidade” em várias passagens, como em Êxodo 15:13: “Tu, com a Tua beneficência, guiaste este povo, que salvaste; com a Tua força o levaste à habitação da Tua santidade, assim como a frase na lâmina de ouro na testa de Arãosantidade ao Senhor”.