Citações

[geral]

As citações do Velho Testamento no Novo são importantes porque provam incontestavelmente que Deus é o Autor do todo. Não é simplesmente que Moisés ou Davi disseram isso ou aquilo – embora as citações provem que Moisés foi o escritor do Pentateuco – mas elas são introduzidas por palavras tais como “Deus ordenou” (Mt 15:4); “diz o Espírito Santo” (Hb 3:7); “O próprio Davi disse pelo Espírito Santo” (Mc 12:36); “Falou o Espírito Santo... pelo profeta Isaías” (At 28:25). Então, o todo é chamado de “as Escrituras”, todas inspiradas por Deus. Portanto, tudo o que está inscrito com “Está escrito” tem a autoridade do próprio Deus.

As citações dos profetas são apresentadas de várias maneiras.

  1. “Para que (ἴνα – hina) se cumprisse” (Mt 1:22, etc.). O evento acontece para que essa profecia seja cumprida.
  2. “Para que (ὅπως – hopōs) se cumprisse” (Mt 2:23, etc.). Esses eventos estão dentro do escopo da profecia e também podem se aplicar em outras ocasiões.
  3. “Então (τότε – tote) se cumpriu” (Mt 2:17, etc.). A profecia se aplica a esse evento, sem que seja o propósito da profecia.
  4. “E cumpriu-se” (Mc 15:28). “Hoje se cumpriu” (Lc 4:21). A profecia foi então e ali cumprida68.

As citações também ilustram como as Escrituras, tanto do Velho quanto do Novo Testamento, podem ser aplicadas, como quando o Senhor citou Deuteronômio para repelir as tentações de Satanás. Veja também as diferentes aplicações de Habacuque 2:4 (“o justo, pela sua fé, viverá”). Em Romanos 1:17, é uma questão de justiça: “o justo viverá da fé”. Em Hebreus 10:38, está em contraste com o recuo: “o justo viverá da fé” E em Gálatas 3:11, está em contraste com a lei: “o justo viverá da fé. As citações são de Moisés, dos Salmos e dos Profetas. Naquela época, os livros não eram divididos em capítulos e versículos como agora, o que explica várias expressões. Como em Marcos 2:26, uma citação é na seção de Abiatar, sumo sacerdote” (1 Sm 21:1-6 – JND). Em Lucas 20:37 (TB), “Moisés o indicou na passagem a respeito da sarça” (Êx 3). Em Romanos 11:2 (JND), “a escritura diz na história de Elias” (1 Reis 17-19). Isso também pode ser a razão de Mateus 27:9-10, dizer que a citação é de Jeremias – aquele profeta sendo antigamente o primeiro no Livro dos Profetas, seu nome pode ter sido usado como uma espécie de título.

A maioria das citações é da Septuaginta (LXX), sem dúvida porque era, à época, mais conhecida do que o hebraico, da mesma forma que nossas versões atuais agora são constantemente citadas, mesmo quando não é uma tradução exata. Algumas citações não são literalmente do hebraico ou da LXX, o Espírito Santo, ao Se referir a elas, lhes dá plenitude e poder além da revelação do Velho Testamento. Veja: Septuaginta.

 



[68]

N. do T.: A tradução de John Nelson Darby traz a seguinte “Nota de rodapé” em Mt 2:23 – JND: “As passagens ‘que aquilo pudesse ser cumprido’ (cap. 1:22); ‘para que aquilo fosse cumprido’ como aqui; e ‘então foi cumprido’ (cap. 2:17) nunca são confundidas nas citações do Velho Testamento. A primeira é o objeto da profecia; a segunda, não simplesmente seu objeto, mas um evento que estava dentro do escopo e intenção da profecia; a terceira é meramente um exemplo disso, onde o que aconteceu foi uma ilustração do que estava dito na profecia”.