Ceifa, Sega

[geral]

Com Israel, a colheita66 estava associada às festas, para que a bondade de Deus fosse mantida sempre diante deles. A ceifa da cevada era na festa das primícias; a ceifa do trigo era na festa das semanas; e a vindima era na festa dos tabernáculos (Lv 23:10, 16, 34). A colheita era uma época de gozo (Is 9:3), e os pobres não deveriam ser esquecidos (Dt 24:19-22).

A colheita é usada simbolicamente no Novo Testamento para reunir almas para Deus (Mt 9:37-38; Jo 4:35). Também do julgamento do reino na consumação do século, quando os anjos, como ceifeiros, primeiro colherão o joio e o amarrarão em feixes para queimar, e então o trigo será recolhido no celeiro de Deus (Mt 13:39-41 – ARA). Haverá também uma colheita de julgamento para a Terra: a terra será ceifada; e a videira da Terra, que deveria ter produzido fruto para Deus, será lançada no lagar da ira de Deus (Ap 14:15-20). Na colheita, há discriminação no julgamento. Veja: Século, Século Vindouro.

 



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N. do T.: É importante notar que há diferença entre a ceifa (ou sega) e a colheita. Ceifa ou sega está relacionada ao recolhimento dos grãos resultantes de uma semeadura normalmente anual. A colheita se relaciona ao recolhimento dos frutos da produção anual das árvores. A importância está em que a primeira representa a festa das Primícias e o Pentecostes, pois nesses meses ocorria a sega do trigo e da cevada. A colheita dos frutos está relacionada com a festa dos Tabernáculos quando a oliveira e a videira tinham já frutos maduros para serem colhidos. Também representam os dois grupos de bênçãos: celestial – o trigo sendo colhido, e a terrenal – a vindima das uvas – que também é figura das coisas desta Terra – o Milênio.