Século, Era, Mundo
[geral]
αἰών – aiōn. Período de tempo marcado por aquilo que o distingue de outros períodos, como a era patriarcal, a era apostólica. Embora esses termos não ocorram na Escritura, muitas alusões são feitas para as diferentes eras. Assim, falamos da era Antediluviana, e a Escritura fala do mesmo período do “mundo antigo”, por exemplo, a cena ordenada que Deus não poupou (2 Pe 2:5). A “era patriarcal” abrange o tempo desde o chamado de Abraão até a libertação do Egito e a promulgação da lei. “Desde Adão a Moisés”, excluindo ambos, é uma época em que os pecados dos homens não podiam ser classificados como transgressões, visto que não havia lei definida como a que foi dada a Adão, ou a que foi administrada por Moisés (Rm 5:13-14) Novamente, de Moisés a Cristo formou um período definido: “a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1:17); “A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele” (Lc 16:16). O tempo em que Cristo esteve na Terra está na primeira epístola de João repetidamente chamado de “o princípio”: o princípio do Cristianismo, embora não seja chamado de uma era. Podemos também distinguir o período da Igreja (desde o dia de Pentecostes até o Arrebatamento dos santos), embora seja separado dos tempos e estações reconhecidas. Nosso Senhor não apenas falou da era em que Ele estava na Terra, mas referiu alguns eventos do “fim do mundo” ou “consumação do século” (ARA) (Mt 13:39-40, 49). Os discípulos também perguntaram qual seria o sinal desse final (Mt 24:3). Nosso Senhor também falou da “idade vindoura” ou “mundo vindouro” (TB), quando os Seus receberiam a vida eterna (Lc 18:30; compare Mt 12:32; Ef 1:21, 2:7). Do reino de Deus é dito: “O teu reino é o de todos os séculos” (Sl 145:13 – ARA). A eternidade, em referência à glória de Deus, à bênção dos salvos e à punição dos ímpios, é repetidamente chamada de “séculos dos séculos”, muitas vezes traduzida como “para todo o sempre”: todos sendo consumados no estado eterno. A palavra grega é αἰών – aiōn, embora frequentemente traduzida como “mundo”.