Cavalo
[animal]
O cavalo era usado entre os israelitas apenas para a guerra, tanto em carros quanto no que agora é chamado de cavalaria; mas seu uso indicava falha na confiança no Senhor: (Veja Os 14:3). Os israelitas haviam sido proibidos de multiplicar cavalos (Dt 17:16); e a princípio jarretavam65 os cavalos e queimaram os carros dos cananeus (Js 11:6, 9). Davi, no entanto, após a derrota de Hadadezer, reservou 100 cavalos para os carros (2 Sm 8:4). Veja uma descrição do cavalo de guerra em Jó 39:19-25. Salomão tinha 40.000 baias de cavalos para seus carros e 12.000 cavaleiros (1 Rs 4:26). Veja: Jarretar.
Simbolicamente, o cavalo representa o impetuoso poder imperial, em geral providencialmente controlado. Na primeira parte de Zacarias, o profeta teve visões de cavalos de diferentes cores, eles são chamados de espíritos dos céus, e como tais agiram nos quatro grandes impérios gentios descritos por Daniel. Quando isso é falado mais adiante, os cavalos vermelhos não são nomeados, pois o império caldeu havia terminado quando Zacarias teve a visão (Zc 1:8, 6:1-7).
No Apocalipse também há cavalos e cavaleiros sobre eles, representando os poderes envolvidos no curso providencial dos tratamentos de Deus (Ap 6:1-8; compare Ap 9:7, 9, 17). Em Apocalipse 19, o Senhor Jesus, o Fiel e Verdadeiro, sai em um cavalo branco, para fazer a guerra em justiça (Ap 19:11-21). Veja: Apocalipse.
[65]
N. do T.: Jarretar é cortar tendões da pata do animal a fim de incapacitá-lo de se movimentar normalmente. Em tempos de guerra o uso dessa tática impedia que os cavalos do inimigo fossem usados em guerras.