Calvário
[lugar]
O grego é κρανίον – kranion, “uma caveira”. A palavra “Calvário” vem do latim calvaria, tendo um significado semelhante; concordando também com a palavra hebraica Golgota, que tem o mesmo significado (Mt 27:33; Lc 23:33). O lugar onde o Senhor foi crucificado, e próximo ao qual estava situado o túmulo no qual Ele foi sepultado. O local tradicional do Santo Sepulcro está agora bem dentro da cidade de Jerusalém, e grandes esforços foram feitos para provar que este local era naquela época fora da cidade, mas isso não é de todo confiável. Um lugar muito mais provável é aquele apontado pelos judeus ao norte da cidade, perto da Gruta de Jeremias. Os visitantes declararam que este local tem, à distância, o contorno natural de um crânio humano. Teria sido perto da cidade, mas fora dela, e também perto de onde poderia haver um jardim, no qual um sepulcro teria sido escavado. É também um local de onde a crucificação teria sido vista pelos que passavam (no caminho desde a porta de Damasco). Este lugar tem, portanto, vários pontos a seu favor. (Veja o mapa que acompanha Jerusalém).
O lugar exato, entretanto, é desconhecido; e, sem dúvida, Deus assim ordenou para que não fosse feito um objeto de idolatria, ou transformado em um santuário sagrado, sobre o qual teria havido grande contenda, como tem havido, inclusive com derramamento de sangue, sobre o assim chamado Santo Sepulcro.
O Calvário não é chamado de “colina” ou “monte” na Escritura, embora frequentemente assim designado na poesia, e como foi chamado por um dos primeiros viajantes conhecido como o peregrino de Bordeaux em 333 d.C.