Assembleia

[geral]

Além do uso desta palavra para qualquer reunião, tal como “o ajuntamento de malfeitores” (Sl 22:16), ela tem uma referência especial no Velho Testamento aos filhos de Israel como “a assembleia”, quer tenham sido reunidos ou não. Várias palavras hebraicas são usadas, algumas implicando “uma reunião marcada”, outras uma “convocação”. “Todo o ajuntamento [a assembleia – TB] da congregação” devia comer a páscoa (Êx 12:6), embora cada família a comesse em sua própria casa. Eles acusaram Moisés de tê-los levado ao deserto para matar de fome “toda esta multidão [assembleia – KJV] (Êx 16:3); assim como em muitos lugares. Quando eles eram especialmente convocados para as festas, costumava ser chamada de “santa convocação”, como em Levítico 23:36; “uma assembleia solene” como em Números 29:35 – TB; “solenidade ao Senhor, teu Deus” como em Deuteronômio 16:8; ou “Consagrai a Baal uma assembleia solene” como em 2 Reis 10:20; “uma assembleia solene” como em 2 Crônicas 7:9 – TB e Neemias 8:18 – ARA.

No Novo Testamento, a palavra também é usada para qualquer reunião de pessoas, como no tumulto em Éfeso (At 19:32, 39, 41). Em Tiago 2:2, a palavra “ajuntamento [reunião – TB] é realmente a sinagoga, ou local de reunião. Em Hebreus 12:23, a expressão “universal assembleia” deve ser conectada ao versículo 22, e ser lida “e aos muitos milhares de anjos, a universal assembleia:” com a palavra “e” dividindo os assuntos. A palavra grega usada em Atos 19:32 é ἑκκλησἰα – ekklēsia, e isso frequentemente ocorre no Novo Testamento, onde é traduzida como “Igreja”. Significa “chamada para fora”; a Igreja é um povo chamado por Deus a Si mesmo da massa da humanidade. A Igreja pode ser designada com mais precisão pela palavra “assembleia”. Veja: Igreja.