Aser
[pessoa]
Oitavo filho de Jacó, dado por Zilpa, a serva de Leia (Gn 30:13). O significado do nome como está na margem da versão King James, é “feliz”. Sua posteridade formou uma das doze tribos. Sua porção na terra ficava no extremo norte, estendendo-se para o norte a partir do Monte Carmelo. Fazia fronteira a leste com Naftali e a sudeste com Zebulom. Sem dúvida, pretendia-se que sua fronteira oeste fosse o Grande Mar, mas lemos que eles não expulsaram os habitantes de Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeca e Reobe; mas os aseritas habitavam entre os cananeus (Jz 1:31-32). Isso deixou um pedaço de terra na costa do mar sem ser ocupado por Aser.
Quando Jacó chamou seus filhos para dizer-lhes o que lhes aconteceria nos últimos dias, ele disse a respeito de Aser: “o seu pão será abundante, e ele dará iguarias reais” (Gn 49:20). Quando Moisés ordenou que certas tribos ficassem no Monte Gerizim para abençoar o povo e outras no Monte Ebal para amaldiçoar, Aser foi um dos escolhidos para ficarem sobre o último (Dt 27:13). E quando Moisés abençoou as tribos antes de morrer, disse de Aser: “Bendito seja Aser com seus filhos, agrade a seus irmãos e banhe em azeite o seu pé. O ferro e o metal será o teu calçado; e a tua força será como os teus dias” (Dt 33:24-25).
Na profecia de Jacó quanto a esta tribo, está descrita a futura bênção de todo o Israel após a chegada da salvação do Senhor, anunciada no final da apostasia de Dã. Em Deuteronômio, o futuro também em relação a Israel é provavelmente apresentado, mas está relacionado com o governo de Deus em Suas mãos, que é o Rei em Jesurum.
Quando Débora e Baraque foram para a guerra, eles tiveram que lamentar em seu cântico que Aser morava na costa do mar e não veio em seu auxílio (Jz 5:17); mas quando, subsequentemente, os midianitas e os amalequitas invadiram a terra, Aser respondeu ao chamado de Gideão (Jz 6:35, 7:23). Com a separação das dez tribos, Aser tornou-se parte de Israel, e muito pouco se ouve mais dessa tribo. Quando Ezequias proclamou uma páscoa solene e enviou convites para as cidades de Israel e também para Judá, embora muitos zombassem dos mensageiros, alguns de Aser se humilharam e foram a Jerusalém (2 Cr 30:11).
Quando contados no Sinai, havia 41.500 capazes de sair para a guerra, e quando perto da terra prometida eram 53.400; mas quando os chefes das tribos são mencionados no tempo de Davi, Aser é omitido (Nm 1:41, 26:47; 1 Cr 27:16-22). A tribo é duas vezes referida no Novo Testamento. Em Apocalipse 7:6, doze mil de Aser serão selados e, em Lucas 2:36, Ana, uma profetisa, da tribo de Aser, deu graças no templo pelo nascimento do Salvador. Aser é uma das tribos que ainda serão abençoadas e terão uma porção na terra (Ez 48:2-3). Veja: Doze Tribos.