Tribos, As Doze

[geral]

Doze foi o número escolhido por Deus para Israel, sob este número eles sempre estiveram diante d’Ele, como manifestado nas doze pedras no peitoral e os doze nomes nas duas pedras de ônix nas ombreiras do sumo sacerdote, e nos doze pães na mesa dos pães da proposição. Todos estes continuaram iguais após a divisão das dez tribos, apesar da separação. Embora as dez tribos estivessem dispersas e como os homens pensassem “perdidas”, Paulo falou das doze tribos servindo constantemente a Deus em seus dias; e Tiago dirigiu-se às doze tribos em sua epístola. Na Nova Jerusalém, os nomes das doze tribos serão escritos nos doze portões (At 26:7; Tg 1:1; Ap 21:12). Eles permanecem sempre doze aos olhos de Deus, como a Igreja é sempre uma diante d’Ele.

Em sete passagens, uma lista das doze tribos é dada, mas a ordem dos nomes varia em cada uma, para os quais há, sem dúvida, uma razão divina.

Depois que Levi foi separado para o sacerdócio, o número doze foi mantido por Efraim e Manassés sendo mencionados em vez de José. Quando Moisés abençoou as doze tribos, Simeão foi omitido. A bênção lá não é tanto uma profecia de seu futuro histórico, como quando Jacó os abençoou, mas de acordo com seu relacionamento com Deus em governo e bênção. Em Apocalipse 7, onde as tribos são seladas para a bênção, Dã é omitido, como uma figura do anticristo: Efraim também é omitido, o número sendo composto pela inserção de Levi e por José sendo mencionado, bem como Manassés. Na futura divisão da terra, Dã terá uma parte, mas será a mais distante do templo (Ez 48:1-35). Na tabela a seguir, os nomes são numerados de acordo com o nascimento. Em Números 1, há duas listas de tribos: uma, os chefes das tribos, conforme apresentado na tabela a seguir; o outro, quando as tribos foram contadas, a única diferença na ordem dos nomes é que, no último, Gade vem antes de Judá.

No mapa abaixo é vista a situação das tribos quando a terra foi repartida por Josué. Para a divisão da terra quando as doze tribos forem restauradas por Deus, veja: o mapa em Ezequiel.