Tempo, Tempos

[geral]

O tempo foi descrito como “a medida do movimento”, conforme visto nos movimentos dos corpos celestes; ou como “a duração dos períodos”, dos quais podemos conceber um início e um fim. Ele está em contraste com a eternidade, da qual nenhum começo ou fim pode ser concebido.

Os Cristãos são exortados a andar “remindo o tempo” (Ef 5:16; Cl 4:5). Isso não significa “compensar o tempo perdido”; mas para aproveitar todas as oportunidades favoráveis. Em Daniel 2:8, o rei disse que os sábios procuravam “ganhar tempo”, isto é, obter uma demora na esperança de que o rei cedesse ou de que acontecesse algo que os salvasse.

Quanto aos vários eventos preditos por Deus que ainda não aconteceram, não é para o Cristão saber “os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder” (At 1:7). Mas, por outro lado, quando dois eventos foram preditos, um dos quais deve ocorrer antes do outro (como o “Arrebatamento” dos santos antes do “dia do Senhor”, quando Ele voltará com Seus santos), é esperado que os Cristãos saibam a respeito deles, pois o apóstolo Paulo escreveu: “irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (1 Ts 5:1-2). Já que é explicado em 2 Tessalonicenses 2:3-10, que o dia do Senhor não poderia vir antes da revelação do anticristo. Ainda com relação a quando ocorrerá este “dia do Senhor” e o “Arrebatamento” dos santos, não sabemos, mas devem estar sempre prontos para esse último.

Dos filhos de Issacar é dito que eles eram homens “destros [entendidos – AIBB] na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer” (1 Cr 12:32). Eles entenderam a mente de Deus, a saber, que Davi deveria ser rei de todas as doze tribos. Assim, o Espírito Santo pode direcionar os santos para a linha particular da verdade mais adequada para o período em que vivem, e ensinar-lhes o que devem fazer; como, por exemplo, uma linha de verdade e ação para o presente estado da Igreja é apontada na Segunda Epístola a Timóteo, concordando, como o faz, com os discursos posteriores às Sete Igrejas em Apocalipse 3.

A palavra “tempo” é usada em Daniel 7:25, 12:7; Ap 12:14, significando um “ano”: portanto, “tempo, tempos e metade de um tempo” significa 3 anos e meio. Veja: Setenta Semanas.