Selado

[geral]

Um processo legal pelo qual a validade de uma escritura de venda e compra é confirmada (Jr 32:7-11). Frequentemente, o selo é usado como testemunho e prova de autenticidade. Isso pode nos ajudar a entender a força do termo aplicado a Cristo e aos Cristãos.

  1. O Senhor Jesus falou de Si mesmo como Selado por Deus Pai (Jo 6:27), sem dúvida referindo-Se ao Espírito Santo que veio sobre Ele em Seu batismo. Ele foi assim testemunhado como o Filho de Deus.
  2. Os crentes são selados pelo Espírito para o dia da redenção, e o Espírito também é o penhor de sua herança (2 Co 1:22; Ef 4:30). O dom do Espírito é o selo. Isso não poderia acontecer até que a redenção fosse operada e a justiça assegurada assim para o homem. Mas o selo agora é a marca distintiva daqueles que são de Deus. A ideia de selar é distinta de nascer do Espírito, bem como de ser guiado pelo Espírito depois de recebido. Os crentes somente são selados em virtude de sua fé no Salvador que morreu por eles e ressuscitou. A selagem, baseada no perdão dos pecados, dá a consciência do benefício obtido pela fé.

Vários incidentes nos Atos dos Apóstolos lançam luz sobre isso. No dia de Pentecostes, depois de Pedro haver proclamado a morte, ressurreição e exaltação de Cristo, os ouvintes “compungiram-se em seu coração”, e disseram: “Que faremos, varões irmãos?” Pedro respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2:37-38). O mesmo aconteceu quando Pedro pregou a Cornélio e aos que estavam reunidos com ele, enquanto dizia: “todos os que n’Ele creem receberão o perdão dos pecados pelo Seu nome. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra” (At 10:43-44). Em Efésios 1:13, é dito dos gentios que tendo crido no evangelho de sua salvação, eles foram selados. Veja: Espírito Santo.

  1. Os 144 mil das 12 tribos de Israel mencionados em Apocalipse 7:3-8 serão selados em suas testas. O número indica a integridade do remanescente que é preservado durante a grande tribulação para bênção, e eles são manifestos por darem o testemunho e terem a marca do Deus vivo.