Sacrifício
[geral]
Como um termo religioso técnico, “sacrifício” designa qualquer coisa que, tendo sido devotada a um propósito santo, não pode ser tomada de volta. Na generalidade dos sacrifícios oferecidos a Deus sob a lei, supõe-se no ofertante a consciência de que a morte, como juízo de Deus, recai sobre ele; portanto, o oferecido em sacrifício tinha que ser morto para que pudesse ser aceito por Deus das mãos do ofertante. Na verdade, a palavra sacrifício geralmente se refere ao ato de matar.
O primeiro sacrifício sobre o qual lemos foi o oferecido por Abel, embora haja uma indicação da morte de vítimas no fato de que Adão e Eva foram vestidos por Deus com túnicas de peles. Sem dúvida, de alguma forma, Deus instruiu o homem que, a penalidade da queda e de seu próprio pecado era que sua vida foi perdida, e ele só poderia se aproximar de Deus apropriadamente pela morte de um substituto não acusado de sua ofensa; pois foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim (Hb 11:4). Posteriormente, Deus instruiu Caim que, se ele não agisse bem, o pecado, ou uma oferta pelo pecado162, estaria à porta.
O assunto foi explicado mais detalhadamente na lei: “a alma (ou a vida) da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma”. (Lv 17:11). Não que o sangue de touros e de cabras tivesse qualquer eficácia inerente para tirar pecados; mas era figura do sangue de Cristo, que é o testemunho de que eles foram levados do crente pelo sacrifício de Cristo.
Cristo apareceu uma vez na consumação dos séculos “para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo”; e Ele tendo morrido uma vez, não resta mais nenhum sacrifício pelos pecados (Ef 5:2; Hb 9:26, 10:4, 12, 26). Sem fé na morte sacrificial de Cristo não há salvação, como é ensinado em Romanos 3:25, 4:24-25 e 1 Coríntios 15:1-4.
O Cristão é exortado a apresentar seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável [aceitável – JND] a Deus, que é o seu culto racional [serviço inteligente – JND] (Rm 12:1; compare 2 Co 8:5; Fp 4:18). Ele oferece por Cristo o sacrifício de louvor a Deus, e até mesmo fazer o bem e comunicar são sacrifícios que agradam a Deus (Hb 13:15-16; compare 1 Pe 2:5). Para os sacrifícios previstos na lei, veja: Ofertas.
[162]
N. do T.: A nota de rodapé “h” da tradução de J. N. Darby em Gênesis 4:7 diz: “Ou ‘uma oferta pelo pecado’, a palavra hebraica chattath tem os dois sentidos.”
[túnicas de peles]
N. do T.: A tradução de J. N. Darby traz a palavra “pele”, no singular, indicando que um único animal foi sacrificado para que, tanto Adão como Eva fossem vestidos, uma figura do único sacrifício de Cristo – “um único sacrifício pelos pecados” Hb 10:12.