Pastor
[geral]
A riqueza de uma pessoa no Oriente frequentemente consistia em rebanhos, o pastor, portanto, ocupava uma posição importante e honrosa. Davi era um pastor de ovelhas. José instruiu seus irmãos a dizerem ao Faraó que eles eram pastores, e eles pediram permissão para morar em Gósen, pois todo pastor era uma abominação para os egípcios. Supõe-se que isso tenha sido causado por alguns “reis-pastores” que usurparam autoridade sobre o Egito. As dificuldades e sofrimentos da vida de um pastor no Oriente podem ser deduzidas do que Jacó passou durante o tempo em que esteve com Labão (Gn 31:39-40). E até hoje, em muitos lugares, o pastor tem que estar bem armado contra feras e ladrões à espreita.
As ovelhas seguindo o pastor é uma visão frequentemente testemunhada no Oriente, e que cada ovelha tem um nome e conhece a voz do pastor, foi provado e confirmado repetidas vezes. Tudo isso é uma bela figura da relação de Jeová com Israel e de Cristo com a Igreja. As ovelhas de Cristo conhecem a voz do Bom Pastor e encontram salvação, liberdade e pasto ao seguir Aquele que lidera. O bom Pastor dá a vida eterna a elas, tendo dado a Sua vida pelas ovelhas. Cristo é chamado o grande Pastor, pois a obra que Ele realizou só poderia ter sido feita por Alguém que era Deus, embora Se tornasse Homem para operar a redenção.
Na Igreja existem aqueles que, por causa de um dom, são chamados pastores, para alimentar e pastorear as ovelhas; mas Cristo é o Pastor supremo, que está acima de todos, de Quem são as ovelhas e que deu a Sua Palavra de que nunca hão de perecer (Sl 23; Zc 13:7; Jo 10:2-16; Hb 13:20; 1 Pe 5:4, etc.).
No Velho Testamento, a palavra é raah, “alimentar”, e se refere àqueles que deveriam ter socorrido o povo de Deus. Eles, como todos os outros, falharam; eles haviam destruído e espalhado as ovelhas (Jr 2:8, 3:15, 12:10, 17:16, 22:22, 23:1-2). No Novo Testamento é ποιμἠυ – poimēn, que é aplicado ao próprio Cristo como o Bom Pastor, etc. O pastor é um dos dons da Igreja (Ef 4:11): ele é aquele que tem o dom de ajudar os santos individualmente, entrar em suas provações e dificuldades, e levar a palavra para instruí-los e confortá-los, ou para admoestar e aconselhá-los, se necessário. Veja: Apêndice nº 28.