Oração

[geral]

Ela tem sido descrita como “o relacionamento de alguém dependente com Deus”. Pode assumir a forma de comunhão em alguém que se aproxima, ou ser feitos pedidos para si ou para os outros. Existem doze palavras diferentes usadas para oração no Velho Testamento, e oito no Novo Testamento, com vários significados, como “pedindo, implorando, rogando”. Nos Evangelhos sinópticos, a palavra usada em conexão com Cristo é a mais comumente empregada para “orar”, mas no evangelho de João a palavra é geralmente traduzida como “pedir” ou “rogar”. A mudança é explicada pelo aspecto diferente em que o Senhor é apresentado em João.

Deus ouve e encoraja a oração. Um clamor a Deus é a marca de uma alma que verdadeiramente se volta para Ele: “Eis que está orando”, foi dito sobre Saulo de Tarso (At 9:11). Aos santos é dito: “Orai sem cessar”; “Pedi e recebereis”; “se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, Ele nos ouve”; “tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis”, “tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai, Ele vos concederá”. Os discípulos deixados aqui, representantes de Cristo e encarregados de Seus interesses, deviam pedir em Seu nome; e o mesmo é verdade em princípio com relação aos crentes agora (Mc 11:24; Jo 5:14-15, 14:13, 15:16, 16:23, 26; Tg 1:5-7; 1 Jo 5:14-15). Os Cristãos são exortados a tornar conhecidas todas as suas petições, ou pedidos, a Deus e, tendo feito isso, a paz de Deus manterá seus corações e mentes (Fp 4:6-7). Este é o seu maravilhoso privilégio: dirigiram-se a Deus e, em paz, deixam com Ele a concessão ou não das suas petições.

As passagens acima demonstram que para receber o que se ora, os pedidos devem ser em fé, devem ser de acordo com a luz da vontade de Deus e, portanto, feitos em nome do Senhor Jesus. Embora a oração seja sempre a Deus, sugere-se que os pedidos seriam feitos naturalmente ao Pai a respeito de tudo o que tende à promoção de Cristo nos crentes, bem como nas coisas que se referem à sua disciplina no caminho aqui. Por outro lado, a oração seria feita ao Senhor em relação àquilo sobre o qual Ele foi colocado como Administrador, como o serviço do evangelho, os santos, a casa de Deus, etc.

As atitudes na oração que são registradas são: “em pé” (1 Sm 1:26 – JND; Mc 11:25 – JND); “ajoelhando-se” (Dn 6:10; Lc 22:41); e “prostrando-se” (Dt 9:25; Js 7:6). Veja: Apêndice nº 20.