Apêndice 5. Avareza, Cobiça, Amor ao Dinheiro.
Tanto πλευνεξία – pleonexia (g4124) quanto φιλαργυρία / ρος – philarguria (g5365) referem-se à cobiça, mas parece haver uma distinção marcante entre elas.
pleonexia (que provém de πλέον – pléon e ἔχω – écho, “ter mais”) não se limita a dinheiro, e está frequentemente ligada com impiedade declarada, sendo a força da palavra “desejando mais (do que é necessário)” e, consequentemente “ultrapassando excessivamente para obter” e é, portanto, aplicada às concupiscências da carne (Rm 1:29 – “avareza”); Em Ef 4:19, é traduzida como “avidez (ganância)”; Em Ef 5:3 como “avareza [cobiça – ARA]”; etc. É declarada “idolatria” em Cl 3:5.
Por outro lado, philarguria (que provém de φίλος – philos e ἄργυρος – árgyros) literalmente “amigo da prata” ou “amor ao dinheiro”), é o pecado do avarento, e que pode ser tolerado com uma profissão de religião. Assim, em Lc 16:14 é aplicado aos fariseus, e em 2 Tm 3:2 para aqueles que tinham aparência de piedade, mas negavam a eficácia dela. Este amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de mal (1 Tm 6:10), e aqueles que a seguem estão sujeitos a se desviar da fé e a se traspassarem a si mesmos com muitas dores.