Ananias [pessoa]
[pessoa]
- Avô de Azarias que voltou do exílio (Ne 3:23).
- Sumo sacerdote perante o qual Paulo compareceu, e que ordenou que fosse ferido na boca, ao qual Paulo disse: “Deus te ferirá, parede branqueada” (At 23:2-3, 24:1). Foi elevado ao cargo por Herodes, rei de Cálcis (48 d.C.). Foi enviado a Roma para responder a uma acusação de opressão, mas retornou. Foi deposto antes de Félix deixar a província. Quando Menahem sitiou Jerusalém, Ananias se refugiou em um aqueduto, mas foi arrastado e morto pelas adagas dos homicidas.
- Marido de Safira, que com ela concordou em vender sua propriedade, ficar com parte do dinheiro e apresentar o restante à igreja como se fosse o todo. Ele foi acusado de mentir ao Espírito Santo e caiu morto. Sua esposa, dizendo a mesma coisa, também recebeu a mesma punição. O solene juízo que caiu sobre eles evidenciou o fato de que o Espírito Santo era realmente uma Pessoa divina na assembleia, cuja presença não deve de forma alguma ser ignorada. “Sobreveio grande temor a toda a igreja” (At 5:1-11 – TB).
- Discípulo em Damasco, que, sendo instruído pelo Senhor, encontrou Saulo e impôs suas mãos sobre ele para que pudesse tornar a ver e fosse cheio do Espírito Santo. Ananias havia naturalmente hesitado por causa do caráter do homem com quem iria se encontrar; mas o Senhor revelou a ele que o perseguidor Saulo era um vaso escolhido por Ele para levar Seu nome (At 9:10-17, 22:12).