Amós, O Livro de

[bíblia]

Embora Amós e Oseias fossem profetas no mesmo período, e ambos profetizassem sobre os pecados de Israel, há muita diferença no estilo dos dois. Oseias é mais fervoroso, movido por justa indignação contra os pecados do povo; ao passo que com Amós há grande calma em declarar os juízos de Deus. A profecia de Oseias se limita aos pecados de Judá e Israel, ao passo que Amós fala dos juízos que deveriam cair sobre algumas das nações vizinhas que molestaram Israel, especialmente sobre aquelas que retiveram alguma parte da terra que havia sido prometida a Abraão; e então ele narra os pecados, não só de Judá, ao qual ele próprio pertencia, mas também de Israel; na verdade, há mais a respeito de Israel do que de Judá. Na introdução, temos as palavras: “O Senhor bramará de Sião e de Jerusalém dará a Sua voz”; que também estão em Joel 3:16; então, por assim dizer, retomando o tema onde Joel termina.

Amós 1 e 2 Nos primeiros dois capítulos, há oito denúncias curtas de juízos, introduzidas pelas palavras “por três transgressões... e por quatro”. Três testemunhas eram um testemunho adequado; quatro é a taça que transborda, da qual os quatro cantos da Terra podem testemunhar. Os juízos são contra:

 

1. Síria em sua principal cidade, Damasco.

2. Os filisteus em Gaza.

3. Tiro.

4. Edom.

5. Amom.

6. Moabe.

7. Judá.

8. Israel.

 

Amós 3 fala de Judá e de Israel, “toda as famílias”, contando-as como se fossem uma só, embora a divisão tenha ocorrido: então segue a relevante declaração de que esta família era a única que Deus tinha conhecido – que tinha tomado para um relacionamento – portanto Deus iria puni-los por suas iniquidades: mostrando que as responsabilidades são medidas pelos privilégios desfrutados. Embora os juízos viessem, haveria um remanescente, como quando um pastor livra da boca de um leão “duas pernas ou um pedacinho da orelha” – um pequeno remanescente de fato! (Am 3:12).

Amós 4 é contra Israel, especialmente porque eles oprimiram os pobres. Deus trouxe juízos menores sobre eles, como:

1. Escassez, “limpeza de dentes”.

2. Falta de chuva, que foi enviada a uma cidade, mas não a outra.

3. Queimadura e ferrugem.

4. Pestilência e mau cheiro; seus jovens sendo mortos à espada.

5. Eles foram derrubados como Sodoma e Gomorra, alguns sendo salvos como tições de fogo do incêndio. Depois de cada juízo ser adicionado o resultado: “contudo, não vos convertestes a Mim, disse o Senhor”, terminando com “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus... o Senhor, o Deus dos exércitos é o Seu nome”.

Amós 5 Israel ainda é denunciado, mas exortado a buscar ao Senhor. Alguns desejaram o dia do Senhor, mas isso será de muitas trevas e com juízo. Tamanha era a sua impiedade que Deus odiava e desprezava as assembleias e as ofertas deles: na verdade, eles haviam se voltado à idolatria.

Amós 6 denuncia aqueles que estão ao seu bel prazer em Sião, vivendo no luxo e no prazer, em uma falsa confiança própria, apesar de todas as advertências que foram feitas.

Amós 7, Amós 8 e Amós 9 são visões e suas aplicações.

Amós 7 exibe a paciência do Senhor. O profeta intercedeu por Jacó, e o Senhor Se arrependeu do mal que estava trazendo a eles; ainda assim o juízo deve seguir. A declaração da condenação dos lugares altos desagradou a Amazias, o sacerdote da falsa religião do rei em Betel, que vivia tranquilo. Ele ordenou que Amós fugisse para Judá. Mas Amós respondeu que não tinha sido profeta, nem filho de profeta, mas apenas pastor de gado, e o Senhor o havia enviado. Juízos deveriam cair sobre Amazias e Israel deveria ir para o cativeiro.

Amós 8 novamente denuncia Israel, especialmente por sua tranquilidade e opressão dos pobres.

Amós 9. Ninguém poderia escapar dos olhos e do juízo de Deus. Ele iria destruí-los da face da Terra, mas não totalmente: um remanescente deveria ser salvo (Amós 9:9). Amós 9:11-15 fala de restauração e bênção. O lavrador alcançará o ceifeiro; os montes destilarão mosto. Os cativos retornarão. Deus os plantará em suas terras e não serão mais arrancados. Promessas ainda a serem cumpridas, pois tais coisas ainda não aconteceram. Que Deus as apresse em Seu tempo!