Adultério

[geral]

Isso foi proibido nos dez mandamentos; mas nem lá nem em qualquer outro lugar o pecado é definido. Parece claro que, no que diz respeito ao homem, se ele tivesse relações sexuais com uma mulher a menos que fosse com uma mulher casada, ele não seria acusado de adultério, embora ele próprio pudesse ser casado; na verdade, como ele poderia ser acusado quando tinha permissão para possuir mais de uma esposa, bem como concubinas e escravas? Se cometesse adultério com uma mulher casada ou com uma comprometida, ambos seriam condenados à morte (Dt 22:22-24). Com a mulher era algo mais estrito, ela não devia ter relações sexuais com outro homem a não ser com o seu marido. Se um homem tivesse ciúmes de sua esposa, havia a provação das águas amargas para testar a inocência dela (Nm 5:11-31). Mas não lemos que algum homem ou mulher tenha sido apedrejado por adultério, nem que alguma mulher bebeu das águas amargas. Sabemos pelo Novo Testamento que Moisés, por causa da dureza do coração deles, permitiu uma certa abertura, e um homem poderia se divorciar de sua esposa por qualquer motivo, o que era mais fácil do que levar uma suspeita esposa a juízo. Pode ser que os próprios homens não tivessem boa consciência, como aqueles que levaram a mulher adúltera ao Senhor em João 8:3. Temos um quadro terrível de culpa em Juízes 19, e Jeremias acusa Israel de ser “como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu companheiro”, situação que clama em alta voz por julgamento (Jr 5:8; 13:27). O Senhor declarou que um homem comete adultério (ou fornicação) moralmente em seu coração se cobiçar uma mulher. O adultério também tinha um significado figurado. Israel havia se casado com o Senhor, mas ao invés de ser uma esposa fiel, ela havia procurado outros amantes. “Com os seus ídolos adulteraram” (Ez 23:37). Assim, o Senhor lançará a falsa igreja, que tem Jezabel no seu meio, “num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela” (Ap 2:22).