Israel

[geral]

Nome dado a Jacó após “um varão” ter lutado com ele, a quem ele se agarrou quando foi tocado na juntura de sua coxa por ele. Significa “um príncipe de Deus”, e foi dito: “como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” Assim, indicava o caminho de bênção com relação à nação na qual o governo de Deus na Terra seria estabelecido. Os doze filhos de Jacó se tornaram os chefes das doze tribos, e eles e seus descendentes foram chamados de filhos de Israel, ou simplesmente Israel. Na divisão do reino, as dez tribos foram chamadas de “Israel” e as duas tribos de “Judá”, embora essa distinção nem sempre seja rigidamente respeitada: assim, os príncipes e reis de Judá são chamados de príncipes de Israel, e reis de Israel (2 Cr 12:5-6, 21:2, 28:19). Portanto, aqueles que voltaram do exílio, embora fossem principalmente das duas tribos, são chamados de povo de Israel, ou Israel. Também nos profetas, embora as dez tribos não sejam chamadas de Judá, as duas tribos às vezes são chamadas de Israel. As dez tribos nos profetas são frequentemente chamadas de Efraim, que era o chefe das dez. Embora Israel fosse considerado como dez tribos, é mais provável que a porção de Simeão, estando situada no extremo sul, foi unida a Judá, bem como o território de Dã no sudoeste, embora o povo de Simeão possa ter se espalhado entre as outras tribos, e os de Dã foram para o norte e se juntaram à sua tribo ali.

O Reino de Israel começou quando Jeroboão foi feito rei, a quem foi prometido que sua casa seria estabelecida se ele seguisse o Senhor. Ele, ao contrário, para evitar que o povo fosse a Jerusalém, imediatamente erigiu os bezerros de ouro em Dã e em Betel. O reino foi entregue à idolatria, e uma série de juízos se seguiram. Baasa matou o filho e sucessor de Jeroboão; e seu próprio filho e sucessor foi morto por Zinri; Zinri foi morto por Onri e, após uma guerra civil de quatro anos com Tibni, Onri tornou-se rei e reinou com seus sucessores por 45 anos, terminando com Jorão, filho de Acabe. Ele e os sobreviventes da casa de Acabe foram mortos por Jeú direta ou indiretamente, e Jeú começou a 5ª dinastia, em 884 a.C. Ele e seus sucessores reinaram, com juízos variados sobre eles, por 112 anos. Zacarias foi o último, sendo o quarto sucessor de Jeú, como Deus havia dito em 2 Reis 15:12: ele reinou apenas 6 meses e foi morto por Salum. Durante outros 50 anos, o reino foi poupado: mas não houve arrependimento. Por volta de 740 a.C., as duas tribos e meia a leste do Jordão foram levadas ao cativeiro, e Israel tornou-se tributário da Assíria. Oseias matou Peca e, após 9 anos de anarquia, subiu ao trono. Ele se revoltou contra a Assíria, confiando no Egito; mas Samaria foi tomada, e Israel levado ao cativeiro. Assim terminou o reino de Israel (721 a.C.). De cerca de 784 a 725 a.C. Oseias foi o profeta de Deus em Israel. Ele rogou solenemente a eles, protestando contra seus maus caminhos, e estava sempre pronto para ajudá-los a se voltarem para Deus, embora seus esforços fossem, infelizmente, em vão (2 Rs 17:13-18; Os 13:16, 14:1-9).

Quando Israel foi levado cativo, foi colocado em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã (nas vizinhanças do rio Cabur, afluente do rio Eufrates), e nas cidades dos medos. Pelo que se sabe, eles nunca voltaram, embora sem dúvida os indivíduos tenham encontrado seu caminho de volta nos dias de Esdras e Neemias, e nos 400 anos que se seguiram antes que o Senhor viesse. Os judeus daqueles distritos estavam presentes no dia de Pentecostes; mas como um corpo, eles ainda são comumente considerados como “as Tribos Perdidas”. Deus sabe onde encontrá-los quando chegar o momento de sua bênção. As doze tribos certamente existem, e seus remanescentes virão novamente para a terra (Ez 48:1-29; Mt 19:28; At 26:7; Tg 1:1; Ap 7:5-8).

As dez tribos serão tratadas de maneira diferente das duas, que estavam na terra quando o Senhor foi apresentado a elas, e que O rejeitaram e exigiram Sua crucificação. As dez tribos, por uma mão poderosa e com indignação derramada, serão levadas ao deserto, e lá Deus entrará em juízo com elas, fará com que passem sob a vara e os trará para o vínculo do concerto; mas os rebeldes serão expurgados (Ez 20:34-38). A questão quanto às feridas nas mãos do Senhor, que Ele recebeu na casa de Seus “amigos” está ligada a Judá, que será julgado quando estiver na terra, e apenas um terço deles após ser refinado, será reconhecido como povo de Deus (Zc 13:6-9). Quando Deus assim purificar e restaurar um remanescente de todas as tribos, e trazê-los para a bênção completa na terra, o nome de Israel os envolverá a todos como no início, e Deus será seu Deus para sempre (Ez 37:1-28).