Hora
[geral]
Usado com vários significados na Escritura tais como:
- Um período indefinido, quando a palavra “tempo” dá o sentido: “a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai” (Jo 4:21).
- Um ponto definido de tempo, quando “momento” ou “imediatamente” daria o sentido. “Desde aquela hora a mulher ficou sã” (Mt 9:22 – TB).
- A divisão do dia em doze horas, geralmente considerada do nascer ao pôr do Sol. Isso variava na Palestina, de dez horas no inverno a quatorze horas no verão; de modo que as horas no verão seriam quase metade das do inverno. As horas da Escritura agora são geralmente calculadas das 6 horas da manhã às 6 horas da tarde, o que tornaria a hora terceira a nossa 9 horas; a hora sexta a nossa 12 horas; a hora nona, nossa 3 horas da tarde, e assim por diante.
Isso seria aplicável a todas as horas definidas mencionadas no Novo Testamento, exceto no evangelho segundo João. Este evangelista seguiu o plano de considerar da meia-noite à meia-noite. Isso explica a dificuldade encontrada em João 19:14, que representa o processo de julgamento na hora sexta, enquanto Marcos 15:25 diz: “Era a hora terceira e O crucificaram”. Uma comparação de todas as passagens mostra que o julgamento começou cedo, e nossa 6 horas combinam muito bem; e a crucificação às 9 horas, a hora terceira dos judeus, concorda com Marcos. Os outros tempos definidos mencionados em João estão em João 1:39; 4:6, 52-53, e o método agora comum de calcular o tempo é de acordo com todos esses.