Hebreu

[geral]

Designação de Abraão e de seus descendentes. O nome é encontrado pela primeira vez quando Ló foi levado prisioneiro, um veio e contou isso a Abrão “o hebreu” (Gn 14:13). Consequentemente, é aplicado aos descendentes de Abraão por meio de Isaque e Jacó, em distinção ao nome dos israelitas (do nome de Israel dado a Jacó), que é o nome da aliança com eles, o nome da promessa. Pode-se observar como Saul, rei de Israel, perdeu o sentido disso quando disse: “Ouçam os hebreus” (1 Sm 13:3).

O termo ocorre no Novo Testamento apenas em Atos 6:1 para distinguir os judeus de língua grega daqueles da Palestina, e em 2 Coríntios 11:22 e Filipenses 3:5 a respeito dos ancestrais de Paulo, onde, para enfrentar a oposição dos mestres judaizantes, ele se autodenomina um hebreu de hebreus, alguém que descendeu sem nenhum sangue gentio ou prosélito.

Não está muito claro por que Abraão foi chamado de hebreu. Geralmente, supõe-se que seja derivado de seu ancestral Éber ou Héber; mas será visto em Gênesis 11:17-26 que houve cinco gerações entre Éber e Abraão, portanto, por esta derivação, muitos outros poderiam ter sido chamados de hebreus. Gênesis 10:21 diz que Sem era “o pai de todos os filhos de Éber”. Isso mostra que os hebreus eram semitas, mas muitas outras tribos que eram “semitas” não podiam ser chamadas de hebreus. Na Escritura, o nome não é aplicado a ninguém, exceto a Abraão e seus descendentes, e apenas àqueles que descendem por meio de Isaque e Jacó, com exclusão dos filhos de Ismael e Esaú. De modo que deve haver alguma outra razão para o nome e para ele ser assim restringido.

A raiz da palavra é “passar sobre”, como quando se passa sobre um rio ou de uma região para outra. Abraão foi chamado a deixar seu país e sua parentela e ir para a terra de Canaã, e a palavra hebraica não é empregada até que Abraão tivesse deixado seu país e estivesse na terra de Canaã (Gn 14:13). Quando lá ele era um “peregrino”, em um país estranho, morando em cabanas (Hb 11:9). O nome era, portanto, característico, e o povo da terra poderia ir a Abraão, o “peregrino” e dizer-lhe que Ló fora feito prisioneiro. José, quando estava no Egito, disse que havia sido roubado “da terra dos hebreus” (Gn 40:15). A característica acima foi sem dúvida perdida subsequentemente, e nada foi visto nela, exceto a descendência natural de Abraão por meio de Isaque e Jacó; as mesmas pessoas sendo geralmente chamadas de israelitas. Os descendentes de Ismael e Esaú não eram peregrinos na terra prometida, mas peregrinaram aonde queriam. O nome hebraico não ocorre no Velho Testamento depois de 1 Samuel, exceto em Jeremias 34:9, 14 e uma vez em Jonas 1:9.