Gomorra

[cidade]

Uma das cinco cidades da planície, ou Vale de Sidim, que se revoltou contra Quedorlaomer, que atacou e levou embora o povo e os despojos. Eles foram resgatados por Abraão porque Ló estava entre os cativos. A impiedade das cidades sendo extremamente grande, elas foram, com exceção da pequena cidade de Zoar, destruídas por fogo e enxofre do céu. Sodoma está constantemente associada à Gomorra nos relatos dessa destruição, e elas são apresentadas tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento como um exemplo sinalizador da ação direta de Deus em juízo (Gn 14, 18:19; 2 Pe 2:6; Jd 7). Ainda assim, solene e completa como foi sua destruição, o Senhor disse que seria mais tolerável no dia do juízo para essas cidades do que para aquelas onde Seus prodígios foram feitos e onde O rejeitaram (Mt 10:15).

Não se sabe onde essas cidades estavam situadas, exceto que elas ficavam perto do Mar Morto: em sua extremidade norte é agora considerada a mais provável.

Em Isaías 1:10, Israel caiu tão profundamente que o profeta os chama de “príncipes de Sodoma”, “povo de Gomorra”, e Jerusalém é “espiritualmente se chama Sodoma e Egito” em Apocalipse 11:8.