Gogue e Magogue

[geral]

Gogue é um nome simbólico para o poderoso e orgulhoso chefe das vastas hordas da Cítia125 e da Tartária126. Magogue, filho de Jafé (Gn 10:2), cujos descendentes se espalharam pelas vastas estepes do norte, segundo quem a terra é chamada aqui. Ezequiel 38:2 deveria ler “Filho do homem, volve o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal” (ARA). Gogue é o príncipe de Rôs, Meseque e Tubal correspondendo à Rússia, Moscou ou Moscóvia e Tobolsk: todos agora no império russo. Estes virão “do extremo norte”, “como uma nuvem para cobrir a terra”, atacarão Israel na terra da Palestina, mas serão feridos por Deus (Ez 38:2, 15-16 (ARF), 18, 39:1, 6, 11). O vale onde eles serão enterrados será chamado de Hamom-Gogue, a “multidão de Gogue” (Ez 39:11, 15). A destruição dessas hordas fará com que os pagãos conheçam o Senhor, ou seja, as nações externas ao anticristão império do ocidente.

Em Apocalipse 20:8-9, também lemos sobre Gogue e Magogue atacando “o arraial dos santos e a cidade amada”, Jerusalém; mas isso não deve ser confundido com a profecia de Ezequiel, pois aqui eles vêm “dos quatro cantos da Terra”; e as batalhas não coincidem quanto ao tempo. Em Ezequiel, o ataque é antes de Israel estar finalmente estabelecido na Terra, como pode ser visto pelo contexto; enquanto no Apocalipse é após os 1.000 anos do Milênio, e é seguido pela derrota final dos inimigos de Deus que são guiados por Satanás. Há, sem dúvida, uma alusão aos nomes em Ezequiel; “Gogue e Magogue”, sendo nomes simbólicos, são empregados para descrever todas as hordas orgulhosas e poderosas dos tempos pós-milênio, cujo número é “como a areia do mar”, e que Satanás reunirá de todos os cantos para atacar o reino do Senhor Jesus estabelecido na Terra, apenas para ser devorado pelo fogo do céu: pois Satanás, quando solto, não poderá levantar um império contra o Senhor.

 



[125]

N. do T.: A Cítia foi uma região na Eurásia habitada na Antiguidade por um grupo de povos iranianos de línguas iranianas conhecidos como citas, entre o século 8 a.C. e 2 d.C. A localização e extensão da Cítia varia com o tempo, da região dos Montes Altai onde as fronteiras de Mongólia, China, Rússia e Cazaquistão se encontram à região do baixo Danúbio na Bulgária.



[126]

N. do T.: Tartária era um nome utilizado por europeus desde a Idade Média até o século 20 para designar uma grande extensão de território da Ásia Central e setentrional que se estendia do Mar Cáspio e das Montanhas Urais até o Oceano Pacífico, habitado pelos povos turcomanos e mongóis do império mongol, genericamente chamados de tártaros. O território conhecido por este nome abrange as regiões atuais da Sibéria, Turquestão (com exceção do Turquestão Oriental), Grande Mongólia, Manchúria e, por vezes, o Tibete.