Genealogia do Senhor Jesus
[geral]
Ela é dada em Mateus 1 e Lucas 3. De acordo com o caráter distinto de Mateus em que Cristo é enfaticamente o Messias e Filho de Davi, a genealogia começa com Abraão; enquanto em Lucas, em que Cristo é mostrado como o Filho do Homem, a lista é rastreada até “Adão, e Adão de Deus”. Ambas as listas são iguais de Abraão a Davi; então elas diferem até chegarem a Salatiel e Zorobabel, cujos nomes estão em ambas as listas; e então eles diferem novamente. A lista em Lucas é muito mais completa, tendo de Davi a José 41 nomes, enquanto Mateus tem apenas 26. Os nomes são omitidos de Mateus, e isso permite que o todo seja levado às três divisões de “quatorze gerações”. Uzias é colocado como filho de Jorão, mas ao consultar 1 Crônicas 3:11-12, será visto que três reis foram omitidos, Acazias, Joás e Amazias. Essas omissões são encontradas nas genealogias do Velho Testamento. Em 2 Crônicas 22:9, Acazias é chamado de filho de Josafá; considerando que ele era seu neto; e comparando as gerações em 1 Crônicas 6:3-15 com Esdras 7:1-5 sete nomes serão omitidos no último.
Deve-se notar que em Mateus a palavra “gerou” é usada, enquanto em Lucas é mais indefinida. Jesus era “como se julgava” como filho de José, e “José de Heli” sem a palavra “gerado”. Novamente, deve-se notar que, por uma lei judaica, se um homem morresse sem filhos, seu irmão deveria levantar a semente para o falecido por sua viúva, para que um filho assim nascido pudesse ser chamado de filho legal do falecido, ao passo que ele seria o filho real ou linear de seu pai, o irmão do falecido. A lista em Mateus é claramente a linha real; entre Davi e Salatiel doze reis são dados, todos omitidos de Lucas. Sendo a linha real, deve ser também a linha legal.
Há mais dificuldade quanto à genealogia em Lucas: é a linha linear de José ou Maria? As mulheres nunca são citadas como formando uma linha de sucessão, mas Cristo é mencionado como a “semente” da mulher (Gn 3:15); “Nascido de mulher” (Gl 4:4); “A semente de Abraão” (Hb 2:16); “A semente de Davi segundo a carne” (Rm 1:3; 2 Tm 2:8); “A descendência de Davi” (Ap 22:16). E como o Senhor não era realmente o filho de José, essa Escritura só pode ser cumprida por meio de Sua mãe, que devia ser uma descendente direta de Davi e Abraão. É melhor, portanto, considerar que Lucas dá a descendência linear do Senhor por meio de Maria. De acordo com o que foi dito acima, será visto que Mateus, ao falar do nascimento do Senhor, frequentemente menciona José, raramente Maria; ao passo que Lucas frequentemente menciona Maria, mas raramente José.