Galileia

[cidade]

Este era um distrito muito menor no Velho Testamento do que no Novo Testamento, embora sua área não seja muito definida. Parece que anteriormente incluía uma porção de Naftali e talvez uma porção de Aser. “Quedes, na Galileia”, uma das cidades de refúgio, estava em Naftali (Js 20:7, 21:32; 1 Cr 6:76). Salomão deu a Hirão 20 cidades na Galileia. Estas não são nomeadas, mas naturalmente estariam perto de Tiro. Quando Hirão foi visitá-los, chamou-os de “terra de Cabul”, como se as incluísse todas sob o mesmo nome de “Cabul”, sem valor. Ora, havia e há um vilarejo com esse nome na fronteira de Aser, o que parece indicar que Aser ficava no distrito da Galileia (1 Rs 9:11-13). Por volta de 740 a.C. Tiglate-Pileser levou cativos todos os habitantes de Naftali etc. (2 Rs 15:29). Isso foi sem dúvida seguido pelo distrito ser habitado por estrangeiros, que, quando o cativeiro de Israel fosse concluído, seriam capazes de se espalhar para o sul. Daí o termo “Galileia dos gentios” ou das nações, que não ocorre até Isaías 9:1: a profecia é citada em Mateus 4:15.

Na época do Novo Testamento, a Galileia havia se tornado um distrito muito maior, incluindo as porções de Aser, Naftali, Zebulom e Issacar. Tinha mais de 200 cidades e vilas e cerca de 3 milhões de habitantes na época de Josefo. Era limitada ao sul por Samaria e abrangia toda a parte norte da Palestina. Incluía as cidades de Naim, Nazaré, Caná, Tiberíades, Magdala, Dalmanuta, Betsaida, Corazim e Cafarnaum.

É provável que os galileus tivessem uma maneira diferente de pronúncia, ou a língua falada na Galileia não fosse tão refinada quanto a falada em Jerusalém, o que levou Pedro a ser detectado por sua fala (Mt 26:69, 73; Mc 14:70). Mas a voz do mesmo Pedro, sob o poder de Deus, foi poderosa no dia de Pentecostes, embora os ouvintes dissessem “não são galileus todos estes homens que estão falando?” (At 2:7). Eles ficaram surpresos ao ouvir tais homens falarem em línguas estrangeiras, ainda mais porque nenhum profeta jamais surgiu dali, nem nunca veio qualquer coisa boa de Nazaré (Jo 1:46, 7:52). Ainda naquele distrito desprezado, o Senhor passou Sua juventude: assim cedo Ele foi como Um separado do curso da nação de Israel, um Nazareno; e a parte principal de Seu ministério era entre os pobres do rebanho daquela localidade; cumprindo assim a vontade de Deus e a palavra profética, na qual Deus fez com que Seu povo esperasse.