Filipe

[pessoa]

  1. Um dos doze apóstolos: ele era natural de Betsaida. Foi na Galileia que o Senhor o encontrou; e disse a ele: “Segue-Me”. Filipe anunciou imediatamente a Natanael que havia encontrado Aquele sobre Quem Moisés e os profetas haviam escrito. Ele foi o apóstolo que pediu ao Senhor que lhes mostrasse o Pai, quando o Senhor disse: “Quem Me vê a Mim, vê o Pai... crede-Me que eu estou no Pai, e o Pai em Mim” (Mt 10:3; Mc 3:18; Lc 6:14; Jo 1:43-48, 6:5-7, 12:21-22, 14:8-9, 11; At 1:13).
  2. Um dos sete escolhidos para cuidar dos pobres santos em Jerusalém. Ele também é chamado de “Filipe, o evangelista”. Quando a Igreja foi dispersa de Jerusalém pela perseguição, Filipe foi a Samaria e pregou a Cristo e fez milagres, e homens e mulheres creram e foram batizados. Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia recebido a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Então Filipe foi dirigido por um anjo do Senhor para encontrar o eunuco da Etiópia no deserto em direção a Gaza. Filipe obedeceu e pregou Jesus a ele. Quando o eunuco perguntou o que o impedia de ser batizado, ele foi imediatamente batizado por Filipe. Ao sair da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e ele foi encontrado em Azoto, e ele pregou em todas as cidades até que ele veio para Cesareia. Muito mais tarde, Filipe estava residindo em Cesareia e recebeu Paulo e seus companheiros em sua casa. Ele tinha quatro filhas, virgens, que profetizavam. Filipe é um belo exemplo de alguém que está sob a direção imediata de Deus em seu serviço para Ele (At 6:5, 8:5-40, 21:8).
  3. Filho de Herodes, o grande: ele se casou com Herodias, que o abandonou para viver com seu irmão, Herodes Antipas (Mt 14:3; Mc 6:17; Lc 3:19).
  4. Outro filho de Herodes, o grande: ele era o tetrarca de Itureia e Traconites (Lc 3:1). Ele foi o fundador de Cesareia de Filipe (Mt 16:13; Mc 8:27).