Estalagem
[geral]
Lemos sobre a pousada já em Gênesis 42:27 e 43:21, quando Jacó mandou buscar trigo no Egito. Como a palavra malon significa simplesmente “local de hospedagem”, a princípio nada mais pode estar implícito do que um lugar perto de alguma água, onde os viajantes geralmente descansavam. Logo foi percebido que as pessoas que viajavam longas distâncias precisavam de proteção e algum lugar melhor para descansar à noite, o que fazia com que esses lugares fossem fornecidos em certas estações. Os que eram conhecidos no Oriente eram meros recintos cercados por paredes para segurança, com compartimentos cobertos presos às paredes, onde os viajantes podiam reclinar-se e colocar suas mercadorias. Foi em uma pousada que Zípora circuncidou seu filho (Êx 4:24).
No Novo Testamento, quando o Senhor nasceu, a palavra para “pousada” é κατάλυμα – kataluma, que é traduzida como “aposento” (Mc 14:14; Lc 22:11); e pode referir-se a uma pensão. Os viajantes encontravam essas acomodações e, às vezes, o gado ocupava parte da casa, o que poderia ser responsável por uma “manjedoura” ali encontrada. Em Lucas 10:34, a palavra é πανδοχεῖον – pandocheion, “uma casa para receber estranhos”, uma estalagem à beira da estrada. Como havia um “hospedeiro” a quem o homem ferido foi confiado, era sem dúvida um lugar melhor do que um Khan108.
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N. do T.: Um caravançará – grande edifício para hospedagem gratuita das caravanas no Oriente Médio (cf. Michaelis).