Eliézer
[pessoa]
- Mordomo da casa de Abraão. Ele era “de Damasco” (TB), embora tivesse nascido na casa de Abraão (Gn 15:2). Provavelmente foi ele quem foi enviado para conseguir uma esposa para Isaque. Ele era evidentemente um homem devoto e confiava em Deus para prosperar em sua jornada. Sua missão é uma bela figura da obra do Espírito Santo em providenciar uma noiva para o Senhor Jesus, o objetivo pelo qual Ele agora está ajuntando a Igreja. Eliezer colocou as joias em Rebeca que ela usava em seu caminho para Isaque, correspondendo às graças ou fruto do Espírito com que Ele adorna aqueles que Ele está conduzindo ao Noivo celestial (Gn 24:1-67).
- Segundo filho de Moisés e Zípora, assim chamado por Moisés porque “Deus” tinha sido “sua ajuda”. Ele, com sua mãe e seu irmão foram deixados aos cuidados de Jetro até depois do Êxodo, quando se juntaram a Moisés no deserto (Êx 18:4; 1 Cr 23:15, 17, 26:25).
- Filho de Bequer, um benjamita (1 Cr 7:8).
- Sacerdote que ajudou a trazer a arca para Jerusalém (1 Cr 15:24).
- Filho de Zicri e “chefe” dos rubenitas (1 Cr 27:16).
- Filho de Dodavá: ele foi o profeta que repreendeu Josafá por se unir a Acazias, rei de Israel, pois Acazias “procedeu com toda a impiedade” (2 Cr 20:35-37).
- Alguém a quem Esdras enviou para buscar os levitas para acompanhá-lo a Jerusalém (Ed 8:16).
- Três que se casaram com mulheres estranhas (Ed 10:18, 23, 31).
- Filho de Jorim, na genealogia do Senhor Jesus (Lc 3:29).