Dia
[geral]
Além da aplicação comum da palavra, ela é usada na Escritura para definir períodos diferentes. O termo “aquele dia” frequentemente ocorre nos Profetas e no Novo Testamento referindo-se ao dia do Messias, às vezes conectado com juízo e às vezes com bênção; o contexto de cada passagem mostra sua aplicação. O assunto geralmente pode ser dividido em:
- Os dias da Lei e dos Profetas, que se estenderam desde a promulgação da lei até a vinda do Messias. “ao final destes dias falou-nos na Pessoa do Filho” (JND), como deveria ser lido em Hebreus 1:2. Isso introduziu o Dia do Messias. Mas Ele foi rejeitado e Seu reinado adiado.
- Nesse ínterim, sobrevém o Dia da Graça, durante o qual a Igreja está sendo chamada. O Senhor Jesus efetuou a redenção, subiu ao céu e enviou o Espírito Santo. Sobre este tempo, Ele disse: “Naquele dia, conhecereis que estou em Meu Pai, e vós, em Mim, e Eu, em vós” (Jo 14:20: compare Jo 16:23, 26). O presente período é conhecido como o dia do homem (1 Co 4:3 – JND). Estes também são “os últimos dias” nos quais os escarnecedores viriam (2 Pe 3:3); e “no último tempo” (Jd 18).
- Dia do Messias, quando Ele retorna para julgar e então reinar. “O dia está próximo” (Rm 13:12 – TB; Hb 10:25). “O dia a declarará” (1 Co 3:13). É também chamado de “último dia” (Jo 6:39-54, 11:24, 12:48). E é chamado de “o grande dia”. Elias virá antes do grande e terrível dia do Senhor (Ml 4:5). Os reis da Terra serão reunidos para a batalha daquele grande dia do Deus Todo-Poderoso (Ap 16:14). É também chamado de “dia de Cristo” e “dia de Jesus Cristo” (Fp 1:6, 10, 2:16; compare 1 Co 1:8; 2 Co 1:14).