Dia do Senhor

[geral]

Esse não pode ser separado do dia do Messias. Muitas vezes é caracterizado por juízo: “dia de trevas e de tristeza; dia de nuvens e de trevas espessas... o dia do Senhor é grande e mui terrível” (Jl 2:2, 11, 31; Ml 4:1). “o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição” (1 Ts 5:2-3). “o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra, e as obras que nela há, se queimarão” (2 Pe 3:10). Esta cena é seguida pelo “dia de Deus” em 2 Pedro 3:12, que inaugura os novos céus e a nova Terra.

É importante manter o “dia” bem distinto da vinda do Senhor para buscar Seus santos; pois muitos têm aplicado mal o termo, e tem sido constantemente afirmado que a segunda epístola aos Tessalonicenses foi escrita para mostrar aos santos que era errado esperar a vinda do Senhor; ao passo que o fato é que eles pensavam que o dia do Senhor havia chegado (embora a primeira epístola mantenha as duas coisas bem distintas (compare 1 Ts 4:13-18 com 1 Ts 5:1-4), e isso não poderia acontecer até que o anticristo fosse revelado. Haverá juízos antes do Milênio, e haverá juízos após o Milênio, para que possamos considerar o Dia do Senhor estendendo-se pelo Milênio: será o dia do “Senhor” em contraste com o dia do “homem”.