[pessoa]

Quinto filho de Jacó e primeiro de Bila, serva de Raquel (Gn 30:6). Pouco é registrado sobre ele pessoalmente: apenas um filho é mencionado em Gênesis 46:23. A tribo de Dã era, entretanto, numerosa: no Êxodo, havia 62.700 guerreiros, excedendo todas as tribos, exceto Judá; e na segunda numeração eles aumentaram para 64.400 (Nm 1:39, 26:42-43). Ainda assim, quando estavam na terra, os amorreus forçaram os filhos de Dã a subir às montanhas: pois não os deixavam descer ao vale (Jz 1:34). Isso mostrou grande falta de fé nos danitas (como são chamados em Juízes 13:2, 18:1, 11 e 1 Cr 12:35); e Débora em seu cântico disse: “Dã por que se deteve em navios?”, quando os inimigos do Senhor estavam sendo destruídos?

A porção deles caiu na costa do mar entre as de Manassés e Judá. Era pequena em comparação com seu número, o que ocasionou que alguns fossem para o norte e construíssem a cidade de Dã. Dã não era proeminente entre as tribos, mas Aoliabe, que ajudava Bezalel na obra do tabernáculo, era dessa tribo (Êx 31:6); e Sansão também.

Quando Jacó abençoou seus filhos, disse: “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás” (Gn 49:16-17). Esta tribo foi culpada de estabelecer desde muito cedo a idolatria na terra, o que continuou até o povo ser levado ao cativeiro (Jz 18:30-31). Alguém naturalmente associa “a víbora que morde os calcanhares” com a serpente que feriria o calcanhar da semente da mulher (Gn 3:15). Parece sugerir que o anticristo surgirá da tribo de Dã, e esse realmente tem sido o julgamento dos Cristãos desde os primeiros tempos. Moisés disse: “Dã é leãozinho: saltará de Basã” (Dt 33:22), que pode ser uma profecia de que Dã faria a obra de Satanás (compare Salmo 22:12-13). Este pensamento é confirmado pelo nome de Dã estar ausente de 1 Crônicas 2-8 (o livro que registra muita graça e bênção), e sendo omitido também da lista de tribos das quais doze mil serão selados em um dia futuro (Ap 7:3-8). Ainda assim, as promessas de Deus às doze tribos serão mantidas, e a tribo de Dã terá sua porção na terra como profetizado em Ezequiel 48:1-2, 32.