Crônicas, O Livro de

[bíblia]

Como o evangelho segundo João entre os evangelhos, assim esses livros entre os livros históricos do Velho Testamento têm um caráter especial. João volta ao “princípio”, quando o Verbo Eterno estava com Deus: as Crônicas voltam ao início da história do homem: “Adão, Sete, Enos”, a fim de desenvolver essa história na linhagem escolhida de promessa e graça. As peculiaridades das Crônicas têm sido uma pedra de tropeço para alguns dos críticos eruditos. É evidente em 1 Crônicas 6:15 e 2 Crônicas 36:22-23, que elas datam após o cativeiro de Judá, o escritor compilando os registros da linhagem escolhida de acordo com a graça – graça que os restaurou de seu cativeiro. Pode-se perguntar: Por que omitir tantas coisas encontradas nos livros de Samuel e os Reis? E por que adicionar eventos que não estavam nesses primeiros livros? Há desígnio nas diferenças, sendo Deus o Autor delas. Um fato deve ajudar na elucidação, a saber, que após a divisão do reino, apenas a história de Judá é contada. Portanto, mais é dito de Davi, e de seus preparativos e modelo para o Templo, e a história da linha de Davi é traçada, com a qual as misericórdias de Deus para Israel estavam conectadas no aspecto da graça e das bênçãos e caminhos de Deus com aquelas pessoas.

Como Deuteronômio, as Crônicas reafirmam e mostram que a bênção é consequência da obediência. A história em Samuel e Reis é muito mais geral e dá a história da nação a quem o testemunho de Deus foi confiado no meio de outras nações.

Não se sabe quem escreveu as Crônicas, mas isso é de pouca consequência, visto que não toca na questão de sua inspiração, que é fortemente marcada pelo caráter peculiar de seu conteúdo. Pensa-se que foram escritas por Esdras, e será visto que o final de 2 Crônicas concorda com o início de Esdras. Os eruditos dizem que também existem semelhanças internas que tornam muito provável que sejam do mesmo escritor. Houve firme oposição a isso com base na genealogia em 1 Crônicas 3:1-24: afirma-se que o número de gerações após Zorobabel em 1 Crônicas 3:19 é tão grande que o escritor deve ter vivido nos dias de Alexandre, o grande e, portanto, não poderia ter sido contemporâneo de Esdras. Mas há uma quebra na genealogia no meio de 1 Crônicas 3:21; “Os filhos de Hananias; Pelatias e Jesaías” fecha uma lista; e o que se segue é uma lista separada e pode ter corrido em paralelo com a outra.

As Crônicas são escritas pelos judeus incluídos no Hagiographa, ou “Livros Sagrados”, e são colocadas no final da Bíblia Hebraica. “Elas eram consideradas um resumo da história sagrada”.