Cristo, O
[geral]
ὀ Χριστός – o Christos: Um título oficial do Senhor Jesus, que passou a ser usado como um nome. Em João 1:41, 4:25 este título está relacionado com o Messias do Velho Testamento. Os judeus e samaritanos estavam esperando o Messias, “que Se chama o Cristo”. Encontramos o título “Messias” em Daniel 9:25-26 na profecia das 70 Semanas. A palavra hebraica é mashiach e significa “ungido”. Este termo é empregado ao Senhor Jesus no Salmo 2:2: os governantes se colocam contra o Senhor e Seu “Ungido”. A mesma palavra é usada em referência ao sumo sacerdote e ao rei como o ungido de Deus; mas o Senhor Jesus é enfaticamente “o Ungido”, sendo este o significado da palavra “o Cristo”, que deve ser lido em muitos lugares no Novo Testamento. Nos evangelhos é quase sempre “o Cristo”, e frequentemente nas epístolas, exceto onde é Jesus Cristo, ou Cristo Jesus, que tem mais o caráter de um nome. Refere-se ao Senhor como Homem, sendo ungido com o Espírito Santo.
Em Daniel 9:26 lemos que o Messias, o Príncipe, seria cortado e não teria nada (TB), o que se cumpriu quando, ao invéz de ser saudado como Messias pelos judeus, foi rejeitado, cortado e não teve, na época, nada de Suas honras messiânicas, porém, em Sua morte, Ele lançou o fundamento de Sua glória futura na Terra, bem como efetuou a redenção eterna para os salvos. Lemos em 1 Coríntios 12:12 que, assim como o corpo é um e tem muitos membros, “assim também é o Cristo“ (JND): a Cabeça e os membros no poder e na unção do Espírito formam um só corpo.
Sendo rejeitado como Messias na Terra, Ele, como ressuscitado de entre os mortos, é feito Senhor e Cristo (At 2:36), e assim os conselhos de Deus a respeito d’Ele, e do homem n’Ele, são efetuados. Agora é falado dos santos como tendo sido escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo. Todas as coisas no céu e na Terra devem ser encabeçadas em “o Cristo“ (Ef 1:10). Como o Cristo, Ele é a Cabeça do corpo da Igreja (Ef 4:15). Mas o assunto pode ser apenas levemente tocado em um pequeno artigo como este.
[O Cristo]
N. do T.: “o Cristo” é uma expressão nos escritos de Paulo que se refere à união mística de Cristo, a Cabeça, e os membros do Seu corpo, pela habitação do Espírito Santo (1 Co 12:12-13 – JND).