Coroa

[geral]

O emblema comum da realeza e da vitória (2 Cr 23:11); também é usada simbolicamente para honra ou recompensa; como “a mulher virtuosa é a coroa do seu marido” (Pv 12:4). Paulo fala daqueles a quem ele foi o meio de conversão como sua “alegria e coroa”; sua “coroa de glória” (Fp 4:1; 1 Ts 2:19).

A palavra “coroa” representa a palavra zer, a borda ou moldura colocada ao redor do topo da arca, da mesa dos pães da proposição e do altar de incenso (Êx 37:2-27).

No Novo Testamento, a palavra comumente traduzida como “coroa” é στέθανος – stephanos, que é mais um símbolo de vitória do que de realeza. É aplicado ao Filho do Homem e a outros (Ap 6:2, 14:14); e aos 24 anciãos no céu, que lançam suas coroas diante do trono (Ap 4:4, 10); também para a corruptível coroa conquistada pelos vencedores nas antigas competições, e para a coroa incorruptível do Cristão (1 Co 9:25). Esta última é ainda descrita como uma “coroa da justiça”, “coroa da vida”, “coroa de glória” (2 Tm 4:8; Tg 1:12; 1 Pe 5:4; Ap 2:10). Estas podem se referir à mesma coroa, vista em diferentes aspectos. O Cristão é exortado a tomar cuidado para que nenhum homem tome sua coroa (Ap 3:11).

Outra palavra grega, também traduzida como “coroa”, é na verdade diadema, διάδημα – diadēma, e era a palavra usada para designar a coroa real dos antigos reis orientais. Lemos sobre isso apenas em referência ao Senhor Jesus como tendo em Sua cabeça “muitos diademas” (Ap 19:12), também como nas “sete cabeças” do “grande dragão vermelho” e nos “dez chifres” da cabeça do futuro império romano (Ap 12:3, 13:1).