Clemente

[pessoa]

Companheiro de trabalho de Paulo em Filipos (Fp 4:3). Ele é considerado um dos Pais Apostólicos – um nome dado àqueles que viveram na época dos apóstolos e que deixaram escritos com seus nomes.

Epístolas de Clemente. Existem duas epístolas atribuídas a Clemente e que, no Codex Alexandrinus, estão após o Apocalipse. O primeiro é considerado genuíno, mas o segundo é muito duvidoso. Eusébio diz do primeiro que era lido nas igrejas nos primeiros tempos e também em seus próprios dias. Ele a chama de “uma epístola em nome da igreja de Roma (na qual Clemente está registrado como bispo) à igreja de Corinto”. Aparentemente, houve dissensão na igreja de Corinto: ele assim se dirige a eles: “É vergonhoso, amados, sim, altamente vergonhoso e indigno da vossa profissão Cristã, que se ouça tal coisa como a que acontece na mais firme e antiga igreja dos coríntios, por causa de uma ou duas pessoas, se envolver em rebelião contra seus presbíteros”. Muito se fala sobre arrependimento, amor e boas obras; mas sacrifícios a serem oferecidos em Jerusalém estão estranhamente entrelaçados com as exortações, embora ele estivesse escrevendo aos gentios.

Seu uso fantasioso das Escrituras do Velho Testamento é notável. Assim, ao falar da nomeação de bispos e diáconos, ele diz: “Isso também não era uma coisa nova, visto que, de fato, muito tempo antes, foi escrito sobre bispos e diáconos. Pois assim diz a Escritura, em certo lugar, designarei seus bispos em justiça e seus diáconos na fé” (cap. 42). Sem dúvida, esta é uma citação de Isaías 60:17 na LXX, mas alterado para se adequar ao seu propósito; pois a LXX diz “Farei teus príncipes pacíficos e teus superintendentes justos”. Como um emblema da ressurreição, Clemente relata a fábula pagã da fênix vivendo quinhentos anos e depois ressurgindo de suas próprias cinzas como um novo pássaro. Ele então acrescenta que Deus “até mesmo por um pássaro nos mostra a grandeza do Seu poder para cumprir a Sua promessa” (cap. 25-26). Embora haja muitos comentários piedosos espalhados pela epístola, há, em geral, uma grande diferença entre ela e a santa Escritura; uma linha profunda e tenebrosa a separa amplamente de tudo o que traz a marca da inspiração divina.