Céu
[geral]
As palavras principais assim traduzidas são shamayim, “as alturas”, e οὐρανός – ouranos. Elas são usadas em uma variedade de sentidos: como
- A atmosfera na qual os pássaros voam e os relâmpagos aparecem, e de onde a chuva cai (Gn 7:23; Dt 11:11; Dn 4:21; Lc 17:24). Ele passará (2 Pe 3:10, 12).
- O firmamento ou grande expansão em que são vistos o Sol, a Lua e as estrelas (Gn 1:14-15, 17).
- A morada de Deus, onde está o Seu trono (Sl 2:4, 11:4; Mt 5:34). De onde o Senhor desceu e para onde subiu, e onde foi visto por Estevão (Mc 16:19; At 7:55; 1 Co 15:47).
- A morada dos anjos (Mt 22:30, 24:36; Gl 1:8).
É importante ver que, ao formar o atual sistema deste mundo, Deus fez um céu para a Terra, de modo que a Terra fosse governada desde o céu. A bênção da Terra, seja material ou moral, depende de sua conexão com o céu. Essa bênção será completa quando o reino dos céus for estabelecido no Filho do Homem, e Ele virá nas nuvens do céu (Sl 68:32, 35). É o lugar do poder angelical, “os principados e potestades... nos lugares celestiais” sendo angelicais, Satanás e seus anjos, embora caídos, ainda estão entre eles (Jó 1:6, 2:1; Ap 12:7-9).
É evidente que existem vários céus; Satanás não pode ter entrada à glória, e Paulo fala de ser arrebatado ao terceiro céu (2 Co 12:2); e o Senhor Jesus passou pelos céus, e lemos sobre “o céu dos céus” (Dt 10:14; 1 Rs 8:27). Muito pouco é dito sobre os santos indo para o céu, embora sua cidadania esteja lá agora (Fp 3:20); mas eles estão onde Jesus está, e Ele foi para o céu e preparou um lugar para eles. Em Apocalipse, os 24 anciãos são vistos no céu assentados em “tronos”. Àquele que está assentado no trono, e ao Cordeiro seja a glória para todo o sempre, Amém. Os crentes aguardam “novos céus e nova Terra, em que habita a justiça” (2 Pe 3:13; Ap 21:1). Veja: Firmamento.