Censo
[geral]
Fazia parte da lei mosaica que, quando o povo fosse contado, todos os maiores de vinte anos deveriam dar ao Senhor meio siclo em resgate de sua alma, para que não houvesse praga entre eles (Êx 30:11-16, 38:25-26). A numeração foi uma oportunidade para que a carne se exaltasse coletivamente quanto aos seus números, assim como individualmente ao ser cada indivíduo notado. Mas deveria haver o reconhecimento de que só poderia ser com base na redenção que eles poderiam ser levados em consideração pelo Senhor. Eles devem ser lembrados de que pertencem a Deus (Dt 7:6), e devem pagar um resgate cada um por si.
O censo de Israel foi feito várias vezes. Compreendia os homens a partir dos vinte anos, aptos a ir para a guerra.
- No Sinai, no 2º mês do 2º ano, quando declararam sua linhagem conforme suas famílias; havia 603.550 (Êx 38:26; Nm 1:1-46) e declarados em números redondos como 600.000 em Êxodo 12:37. Os levitas com um mês de idade e para cima eram 22.000. Estes foram tomados para o serviço do tabernáculo como uma redenção pelos primogênitos de Israel a quem Deus reivindicava; mas destes últimos havia mais 273 do que dos levitas, portanto, os 273 foram resgatados a 5 siclos cada (Nm 3:39-51).
- Nas planícies de Moabe, 38 anos depois, o número era de 601.730. Essa numeração era então necessária para se repartir a terra. Os levitas eram 23.000 (Nm 26:51, 62).
- Por Davi, quando não havia necessidade disso, sendo ele movido por Satanás (sendo isso permitido por Deus, 2 Sm 24:1), e que invocou o juízo de Deus sobre seu orgulho. Em 2 Samuel 24:9, o número é 1.300.000; mas em 1 Crônicas 21:5 é 1.570.000. Lemos que Joabe não terminou a numeração do povo “porquanto viera, por isso, grande ira sobre Israel” (1 Cr 27:24): portanto o número em Samuel deve ser dos realmente contados, e que em Crônicas inclua uma estimativa dos distritos não pesquisados. É acrescentado “pelo que o número se não pôs na conta das crônicas do rei Davi”. Se os números acima forem multiplicados por 3,3, o resultado fornecerá aproximadamente o número da população.
- Por Salomão, dos estrangeiros que estavam na terra: eles chegaram a 153.600 (2 Cr 2:17-18).
- Daqueles que voltaram do cativeiro: havia 42.360 (Ed 2:64). Em Esdras 8:1-20, 1.754 homens também são registrados.
No Novo Testamento, o “alistamento” sob Cirênio é geralmente considerado um censo: a palavra é ἀπογραφή – apographē, uma inscrição ou registro. Florus, o historiador romano, diz que um censo abrangia “o estado, a dignidade, a idade, o emprego e o ofício de todos”; esta ocasião pode, portanto, ter sido apenas uma preliminar à uma tributação. Aparentemente os judeus tiveram permissão para conduzir o censo à sua própria maneira quanto à linhagem. Ficou provado que Cirênio (Quirino) foi duas vezes governador da Síria, o que afasta qualquer dificuldade quanto à data do censo em Lucas 2:1-5. A mesma palavra grega é traduzida como “alistamento” em Atos 5:37, quando Judas encabeçou uma insurreição.